Buscar

Com base nessa anamnese, deve-se construir com o usuário um plano de ação ou a equipe pode elaborar um Projeto Terapêutico Singular (PTS), no qual ...

Com base nessa anamnese, deve-se construir com o usuário um plano de ação ou a equipe pode elaborar um Projeto Terapêutico Singular (PTS), no qual são apontados aspectos que podem ser valorizados e estimulados por já fazerem parte do cotidiano alimentar e de vida. Os aspectos precisarão ser transformados, escolhendo estratégias viáveis de serem incorporadas pelo usuário no seu dia a dia, conforme o seu diagnóstico clínico-nutricional. Sempre que possível o atendimento deve ser feito por equipe multiprofissional, tendo em vista a complexidade causal da obesidade. É importante a definição, com o paciente, de metas de ações para redução do peso no curto, médio e longo prazo. A família precisa ser envolvida, sempre que possível, no apoio ao cumprimento dessas metas. O objetivo da intervenção é reduzir a gordura corporal para um nível que seja acompanhado de melhora no estado de saúde ou consistente com a redução dos riscos e complicações. O planejamento das metas e ações devem se basear no estabelecimento de hábitos e práticas relacionadas à escolha de alimentos, comportamentos alimentares e realização de atividade física. Para avaliação do consumo alimentar e hábitos relacionados à alimentação podem ser usados instrumentos para a melhor descrição desse evento. Um instrumento é o questionário de consumo alimentar do Sisvan, esse questionário é organizado por fase do curso da vida e permite avaliar tanto a frequência de alimentos saudáveis como de alimentos ricos em açúcar, gorduras e sódio que são os principais causadores de excesso de peso (Anexos A). Outra alternativa é a proposição de um diário alimentar no qual o indivíduo deve preencher tudo o que foi consumido em dias determinados na abordagem, com horário, local, companhia e descrição das refeições e lanches. No retorno à consulta ou, atividade em grupo, é importante que o diário seja lido cuidadosamente e durante a leitura podem ser feitas observações, desde que respeitem o estado de mudança do comportamento em que cada um se encontra e sempre valorizando os pontos positivos da alimentação que podem servir de apoio e exemplo para as mudanças programadas. Outros instrumentos para a avaliação do consumo alimentar, bem como a descrição das técnicas, estão descritos no Capitulo 8. Estratégias de mudanças de comportamento alimentar apresentam sucesso com a definição de uma ou mais metas que envolvam comportamento pessoal ou fatores ambientais (CULLEN et al., 2001).

O plano de ação deve ser construído com o usuário, levando em consideração aspectos que já fazem parte do cotidiano alimentar e de vida.
O atendimento deve ser feito por equipe multiprofissional, tendo em vista a complexidade causal da obesidade.
A definição de metas de ações para redução do peso deve ser feita apenas com o paciente, sem envolver a família.
O objetivo da intervenção é reduzir a gordura corporal para um nível que seja acompanhado de piora no estado de saúde ou consistente com o aumento dos riscos e complicações.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O plano de ação deve ser construído com o usuário, levando em consideração aspectos que já fazem parte do cotidiano alimentar e de vida. O atendimento deve ser feito por equipe multiprofissional, tendo em vista a complexidade causal da obesidade. A definição de metas de ações para redução do peso deve ser feita com o paciente e a família deve ser envolvida, sempre que possível, no apoio ao cumprimento dessas metas. O objetivo da intervenção é reduzir a gordura corporal para um nível que seja acompanhado de melhora no estado de saúde ou consistente com a redução dos riscos e complicações.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais