Buscar

Sugestões de atividades para o desenvolvimento da linguagem interior na etapa pré-lingüística O objetivo é desenvolver a linguagem interior, inter...

Sugestões de atividades para o desenvolvimento da linguagem interior na etapa pré-lingüística

O objetivo é desenvolver a linguagem interior, interrelacionando a experiência da criança com símbolos visuais.
A criança surda adquire linguagem interior ao relacionar a experiência que está vivendo com a sinalização ou com a fala de uma pessoa.
O professor deve colocar a criança surda em contato direto com pessoas e ambientes diferentes e variados para que ela assimile não somente o que é, mas para que serve e como utilizar o ambiente, os objetos.
É importante para a criança com surdez vivenciar situações e dramatizar outras.
Quanto maior o número de experiências vivenciadas pela criança, e posteriormente gesticuladas e verbalizadas por alguém, maior será a bagagem que elas utilizarão na fase posterior para decodificação da mensagem gestual e verbal alheia (linguagem receptiva).

Essa pergunta também está no material:

Saberes e práticas da inclusão dificuldades de comunicação e sinalização surdez
94 pág.

Libras Fundação Universidade do Estado de Santa CatarinaFundação Universidade do Estado de Santa Catarina

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Algumas sugestões de atividades para o desenvolvimento da linguagem interior na etapa pré-linguística são: 1. Brincadeiras com objetos: o professor pode apresentar objetos diferentes para a criança e estimulá-la a explorá-los com as mãos e com a boca. Durante a brincadeira, o professor pode nomear os objetos e fazer gestos que representem as ações que a criança está realizando. 2. Jogos de imitação: o professor pode imitar gestos e expressões faciais da criança e estimulá-la a imitar os gestos e expressões do professor. Essa atividade ajuda a criança a desenvolver a consciência corporal e a compreender que suas ações têm um significado. 3. Contação de histórias: o professor pode contar histórias para a criança e fazer gestos que representem as ações e os personagens da história. Durante a contação, o professor pode estimular a criança a fazer gestos e expressões faciais que representem as emoções dos personagens. 4. Jogos de memória: o professor pode apresentar cartas com figuras e estimular a criança a memorizar as figuras e a nomeá-las. Essa atividade ajuda a criança a desenvolver a memória visual e a compreender que as figuras têm um nome. 5. Brincadeiras com música: o professor pode cantar músicas para a criança e fazer gestos que representem as ações da música. Durante a brincadeira, o professor pode estimular a criança a fazer gestos e expressões faciais que representem as emoções da música.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais