Logo Passei Direto
Buscar
Assevera Hugo de Brito Machado que “pagar não é apenas um dever, mas também um direito. Por isto existe uma ação própria para proteger o direito que tem o sujeito passivo de pagar o tributo” (MACHADO, 2020, p.2004). Sobre a ação facultada ao contribuinte para que ele possa busca a tutela jurisdicional no sentido de pagar uma dívida tributária, assinale a alternativa correta. I – Na ação de consignação em pagamento a importância do crédito tributário pode ser consignada judicialmente pelo sujeito passivo, nos casos de recusa de recebimento, ou subordinação deste ao pagamento de outro tributo ou de penalidade, ou ao cumprimento de obrigação acessória. II – A ação de consignação em pagamento pode ser proposta no caso em que o contribuinte considere indevida a exigência formulada, considerando que o tributo cobrado é indevido. III - Julgada improcedente a consignação no todo ou em parte, cobra-se o crédito acrescido de juros de mora, sem prejuízo das penalidades cabíveis. Questão 5Escolha uma opção: a. Somente III está correta. b. I e II estão corretas. c. II e III estão corretas. d. Somente I está correta. e. Somente II está correta. Seguir para...
User badge image
Adriano Francelino

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I – Na ação de consignação em pagamento, a importância do crédito tributário pode ser consignada judicialmente pelo sujeito passivo, nos casos de recusa de recebimento, ou subordinação deste ao pagamento de outro tributo ou de penalidade, ou ao cumprimento de obrigação acessória. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a consignação em pagamento é utilizada quando há recusa do credor em receber o pagamento. II – A ação de consignação em pagamento pode ser proposta no caso em que o contribuinte considere indevida a exigência formulada, considerando que o tributo cobrado é indevido. Falso, a consignação em pagamento não é o meio adequado para contestar a exigência de um tributo que o contribuinte considera indevido. Para isso, o contribuinte deve buscar a declaração de inexistência de débito ou a anulação do lançamento tributário. III - Julgada improcedente a consignação no todo ou em parte, cobra-se o crédito acrescido de juros de mora, sem prejuízo das penalidades cabíveis. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois se a ação de consignação for julgada improcedente, o contribuinte ainda poderá ser cobrado pelo valor devido, acrescido de juros e penalidades. Com base nas análises, as afirmativas corretas são I e III. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: a. Somente III está correta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra B - I e II estão corretas. A ação de consignação em pagamento é uma ação facultada ao contribuinte para que ele possa buscar a tutela jurisdicional no sentido de pagar uma dívida tributária. Na ação de consignação em pagamento, a importância do crédito tributário pode ser consignada judicialmente pelo sujeito passivo, nos casos de recusa de recebimento, ou subordinação deste ao pagamento de outro tributo ou de penalidade, ou ao cumprimento de obrigação acessória. Além disso, a ação de consignação em pagamento pode ser proposta no caso em que o contribuinte considere indevida a exigência formulada, considerando que o tributo cobrado é indevido. Caso a consignação seja julgada improcedente no todo ou em parte, cobra-se o crédito acrescido de juros de mora, sem prejuízo das penalidades cabíveis.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike1
User badge image

Geraldo Minhaqui

ano passado

A resposta do Ed está errada.

As assertivas corretas são I e III.

I – Na ação de consignação em pagamento a importância do crédito tributário pode ser consignada judicialmente pelo sujeito passivo, nos casos de recusa de recebimento, ou subordinação deste ao pagamento de outro tributo ou de penalidade, ou ao cumprimento de obrigação acessória.

Art. 164, § 2º do CTN: Julgada procedente a consignação, o pagamento se reputa efetuado e a importância consignada é convertida em renda; julgada improcedente a consignação no todo ou em parte, cobra-se o crédito acrescido de juros de mora, sem prejuízo das penalidades cabíveis.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina