Buscar

Constatou-se que, provavelmente, as alterações hormonais não estão associadas à carcinogênese testicular nos animais domésticos. Por mecanismos eti...

Constatou-se que, provavelmente, as alterações hormonais não estão associadas à carcinogênese testicular nos animais domésticos. Por mecanismos etiológicos ainda indefinidos, observa-se maior predisposição ao desenvolvimento das neoplasias testiculares em cães com criptorquidia. O hormônio estimulante da tireoide (TSH, thyroid-stimulating hormone) tem ação sobre crescimento e função tireoidianos. Animais de regiões com deficiência de iodo e com elevações nos níveis de TSH têm mais predisposição a desenvolver tumores de tireoide. Além da carcinogênese por TSH, as neoplasias de tireoide em cães e gatos contêm receptores para o estrógeno. O fato de as fêmeas serem acometidas com mais frequência sugere que os hormônios sexuais femininos participem da carcinogênese tireoidiana. Os tumores hormônio-dependentes mais diagnosticados em cães e gatos compreendem os de mama, útero (endométrio e musculatura lisa), ovário, testículo, próstata, tireoide e o osteossarcoma. O mecanismo de carcinogênese desses tumores é semelhante, apesar de ser desencadeado pela ação de hormônios específicos. Para finalizar, o conhecimento da expressão dos receptores hormonais nas neoplasias dos animais domésticos e a terapêutica hormonal constituem áreas amplas de pesquisa em Medicina Veterinária.

As alterações hormonais estão associadas à carcinogênese testicular nos animais domésticos.
O hormônio estimulante da tireoide não tem ação sobre crescimento e função tireoidianos.
As neoplasias de tireoide em cães e gatos não contêm receptores para o estrógeno.
Os tumores hormônio-dependentes mais diagnosticados em cães e gatos compreendem os de mama, útero (endométrio e musculatura lisa), ovário, testículo, próstata, tireoide e o osteossarcoma.
a) Apenas a afirmativa 1 é verdadeira.
b) Apenas a afirmativa 2 é verdadeira.
c) Apenas a afirmativa 3 é verdadeira.
d) Apenas a afirmativa 4 é verdadeira.
e) As afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "d) Apenas a afirmativa 4 é verdadeira." pois as outras afirmativas são falsas de acordo com o texto apresentado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais