Buscar

Os jesuítas e a estrutura inquisitorial em Portugal O sistema de ensino português encontrou sérios obstáculos ao seu desenvolvimento devido à enér...

Os jesuítas e a estrutura inquisitorial em Portugal

O sistema de ensino português encontrou sérios obstáculos ao seu desenvolvimento devido à enérgica reação da Contrarreforma e da Inquisição.
A Inquisição portuguesa tinha como missão maior resguardar os dogmas católicos e a integridade da fé cristã.
A partir de 1550, nada poderia ser publicado em Portugal sem antes ser submetido a uma tríplice censura: a censura civil do Desembargo do Poço; a censura da autoridade eclesiástica do respectivo Bispado; e, por último, a violenta censura do Santo Ofício da Inquisição.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O texto apresenta informações sobre a Inquisição em Portugal e como ela afetou o sistema de ensino do país. A Inquisição tinha como objetivo principal proteger os dogmas católicos e a integridade da fé cristã. A partir de 1550, qualquer publicação em Portugal precisava passar por uma tríplice censura: a censura civil do Desembargo do Poço, a censura da autoridade eclesiástica do respectivo Bispado e a censura violenta do Santo Ofício da Inquisição. Essa estrutura inquisitorial dificultou o desenvolvimento do sistema de ensino português, pois limitava a liberdade de expressão e a circulação de ideias consideradas contrárias à doutrina católica.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais