Buscar

Sobre as doenças que afetavam os escravos na época colonial, analise as afirmativas a seguir: I. A ancilostomíase ou opilação era uma das manifesta...

Sobre as doenças que afetavam os escravos na época colonial, analise as afirmativas a seguir:
I. A ancilostomíase ou opilação era uma das manifestações helmínticas mais frequentes entre os escravos, principalmente nas áreas rurais.
II. A sarna era uma doença pouco frequente entre os escravos, causada pelo parasita ácaro mange.
III. A malária era uma doença endêmica e epidêmica no Brasil colonial, que frequentemente vitimava índios, colonos, bandeirantes, religiosos, holandeses e escravos.
IV. A melancolia ou banzo era uma doença causada pela saudade da terra natal dos escravos africanos.
V. As doenças venéreas, como a sífilis, a gonorreia e o cancro, eram pouco comuns entre os escravos, devido à falta de contato com pessoas infectadas.
I, III e IV estão corretas.
II e V estão incorretas.
I, III e IV estão corretas, e II e V estão incorretas.
Apenas a afirmativa III está correta.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "I, III e IV estão corretas, e II e V estão incorretas." Justificativa: - A afirmativa I está correta, pois a ancilostomíase era uma das doenças mais comuns entre os escravos, principalmente nas áreas rurais. - A afirmativa II está incorreta, pois a sarna era uma doença muito comum entre os escravos, causada pelo parasita ácaro mange. - A afirmativa III está correta, pois a malária era uma doença endêmica e epidêmica no Brasil colonial, que frequentemente vitimava índios, colonos, bandeirantes, religiosos, holandeses e escravos. - A afirmativa IV está correta, pois a melancolia ou banzo era uma doença causada pela saudade da terra natal dos escravos africanos. - A afirmativa V está incorreta, pois as doenças venéreas eram comuns entre os escravos, devido à exploração sexual a que eram submetidos.

0
Dislike0
User badge image

Natalia Vilela

A última alternativa, porém não é certeza
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais