Buscar

Leia o texto e responda às questões abaixo: Bastidores da história Esta seção tem por objetivo oferecer a você, aluno, os bastidores desta discip...

Leia o texto e responda às questões abaixo:

Bastidores da história

Esta seção tem por objetivo oferecer a você, aluno, os bastidores desta disciplina que começaremos a estudar. Acreditamos que isso o ajude a entender como a História é construída e modificada ao longo do tempo. Pretendemos que você compreenda também por que é importante estudá-la hoje.

Não faz tanto tempo assim que se começou a ensinar História como disciplina autônoma na escola. No século XIX, o saber e o ensino de História privilegiavam os fatos políticos e os feitos de “grandes homens” e voltavam-se principalmente para a sustentação e a legitimação das nações que nasciam ou se consolidavam. Grande parte dos relatos históricos baseava-se em documentos oficiais escritos, entendidos como a única e verdadeira versão dos acontecimentos.

De lá para cá muita coisa mudou na pesquisa e no ensino de História. A partir das primeiras décadas do século XX, houve uma renovação e ampliação das abordagens e temáticas de pesquisa, dos documentos considerados fontes históricas e do próprio papel do historiador, permitindo novos olhares na construção do saber histórico, no estudo e no ensino da História. As pesquisas passaram a se interessar por toda atividade humana, levando à noção de uma História total. Há algumas décadas, estudar História deixou de significar apenas a memorização de datas, “fatos importantes” ou “personagens ilustres” e passou a compreender uma leitura do passado com base nas indagações e nos problemas que nos são postos pelo presente.

No estudo de História, a seleção de temas, períodos e elementos de pesquisa surge das preocupações e dos anseios de nossa época. Mas precisamos tomar cuidado para não reduzir outros lugares e outros tempos à nossa visão de mundo. Isso vale tanto para os historiadores como para você que estuda História na escola: devemos tentar entender o passado considerando o ponto de vista de quem viveu em determinada época, com seus valores e conceitos, e não com os nossos.

Devemos lembrar que os historiadores são pessoas diferentes no que se refere à origem, formação cultural, classe social e religião. Assim, também são diversas as suas interpretações sobre a História, embora muitas das preocupações (por exemplo, os problemas ambientais ou as desigualdades sociais) possam ser comuns. Por isso, no subtítulo desta introdução, fizemos uma analogia dos historiadores com os viajantes: eles são vários, bem como os caminhos que cada um pode seguir.

A definição de passado é a de uma parte do tempo, anterior ao presente, que inclui tudo o que já aconteceu e, portanto, sem possibilidade de modificação. Entretanto, nossas formas de olhar para o passado mudam conforme muda o presente, e é por isso que a História é um conhecimento dinâmico. Não se encerra um assunto depois de um primeiro mapeamento. O que sabemos, por exemplo, sobre os antigos romanos continua sendo constantemente atualizado, opiniões e afirmacoes são modificadas de acordo com os recortes temáticos do historiador, com novas descobertas, pesquisas e abordagens.

Esse dinamismo caracteriza o trabalho do historiador, pesquisador dedicado a interpretar as experiências da humanidade fundamentado em diversos tipos de registro (documentos escritos, pinturas, fotografias, vestígios materiais, etc.).

Fonte: Projeto Araribá - História - 8º ano, p. 8-10.

O ensino de História no século XIX privilegiava os fatos políticos e os feitos de “grandes homens”.
A partir das primeiras décadas do século XX, houve uma renovação e ampliação das abordagens e temáticas de pesquisa, dos documentos considerados fontes históricas e do próprio papel do historiador.
A seleção de temas, períodos e elementos de pesquisa no estudo de História surge das preocupações e dos anseios de nossa época.
O que sabemos sobre os antigos romanos continua sendo constantemente atualizado, opiniões e afirmações são modificadas de acordo com os recortes temáticos do historiador, com novas descobertas, pesquisas e abordagens.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Qual foi o objetivo da seção "Bastidores da história"? O objetivo da seção "Bastidores da história" é oferecer aos alunos os bastidores da disciplina de História que será estudada, para que possam entender como a História é construída e modificada ao longo do tempo e por que é importante estudá-la hoje.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais