Buscar

Leitura e valorização do patrimônio histórico Em um artigo escrito para o portal Canal Ciência em 2002, o arqueólogo e pesquisador carioca Marcos P...

Leitura e valorização do patrimônio histórico
Em um artigo escrito para o portal Canal Ciência em 2002, o arqueólogo e pesquisador carioca Marcos Pereira Magalhães escreveu:
As sociedades amazônicas pré-históricas, com muitos milhares de anos de sucesso em sua integração ecossocial na floresta, deixaram inúmeros vestígios materiais. Entretanto, a sociedade brasileira atual ainda não consegue valorizar suas soluções, e tal como desvaloriza os descendentes atuais daquelas sociedades – os indígenas –, despreza suas relíquias.
Isso porque ainda vê esses descendentes e esses vestígios como parte de um passado morto, e não como integrantes da futura Civilização Brasileira, ora em gestação, que pode se valer da originalidade das soluções sociais e geopolíticas já testadas na floresta tropical. Daí o peso de uma visão que revaloriza o passado como ferramenta de construção do presente.
Nova teoria da pré-história amazônica valoriza culturas ancestrais. Disponível em: . Acesso em: 20 set. 2012.
a) Para Marcos Pereira Magalhães, que contribuição a pesquisa arqueológica realizada na Amazônia poderia dar aos habitantes atuais da região?
b) Na opinião do estudioso, por que essas pesquisas são pouco valorizadas no país?
c) O artigo do qual foi extraído o excerto acima foi escrito no final de 2002. Faça uma pesquisa em jornais, revistas e na internet para saber se nos últimos anos ocorreu uma valorização maior do patrimônio arqueológico nacional. Discuta com seus colegas o resultado de suas pesquisas.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) Segundo Marcos Pereira Magalhães, a pesquisa arqueológica realizada na Amazônia poderia dar aos habitantes atuais da região a oportunidade de conhecer e valorizar as soluções sociais e geopolíticas já testadas na floresta tropical, que poderiam ser utilizadas na construção da futura Civilização Brasileira. b) Na opinião do estudioso, essas pesquisas são pouco valorizadas no país porque a sociedade brasileira ainda vê os descendentes e vestígios das sociedades pré-históricas como parte de um passado morto, e não como integrantes da futura Civilização Brasileira. c) A valorização do patrimônio arqueológico nacional ainda é um desafio no Brasil, mas nos últimos anos houve avanços significativos na preservação e divulgação desse patrimônio. Em 2019, por exemplo, foi criado o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que tem como objetivo proteger e promover o patrimônio cultural brasileiro, incluindo o patrimônio arqueológico. Além disso, diversas iniciativas de valorização do patrimônio arqueológico têm sido realizadas em todo o país, como a criação de museus e centros de visitação em sítios arqueológicos e a realização de eventos e exposições sobre o tema.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais