Logo Passei Direto
Buscar
A participação das instâncias de controle, especificamente o Ministério Público e o Tribunal de Contas, é fundamental para que o projeto obtenha êxito. Quanto ao tema, é correto afirmar:

Escolha uma opção:


a. A atuação controladora do Ministério Público em projetos, quando ocorrer, terá uma vertente validadora, exprimindo juízo de valor em relação a determinado projeto de PPP ou concessão.
b. O Ministério Público, ao se deparar com alguma irregularidade, pode sugerir alterações e, em último caso, mover uma ação judicial para impedir que o projeto avance em condições que considere ilícitas.
c. Os Tribunais de Contas julgam o mérito dos atos administrativos, não possuindo, no entanto, autorização para validar um projeto, apenas para relatar quanto à legalidade ou ilegalidade das ações praticadas pelos agentes públicos.
d. Os Tribunais de Contas podem formular com a unidade federativa um compromisso de ajustamento de conduta no qual esta última se comprometerá a estruturar o projeto respeitando certos parâmetros de legalidade.
User badge image
Questões para Estudantes

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta: a) A atuação controladora do Ministério Público em projetos, quando ocorrer, terá uma vertente validadora, exprimindo juízo de valor em relação a determinado projeto de PPP ou concessão. - Essa afirmação não é precisa, pois o Ministério Público atua mais como um fiscalizador do que como um validador. b) O Ministério Público, ao se deparar com alguma irregularidade, pode sugerir alterações e, em último caso, mover uma ação judicial para impedir que o projeto avance em condições que considere ilícitas. - Esta afirmação está correta, pois o Ministério Público tem o poder de agir judicialmente em casos de irregularidades. c) Os Tribunais de Contas julgam o mérito dos atos administrativos, não possuindo, no entanto, autorização para validar um projeto, apenas para relatar quanto à legalidade ou ilegalidade das ações praticadas pelos agentes públicos. - Essa afirmação é parcialmente correta, mas os Tribunais de Contas não julgam o mérito, apenas a legalidade. d) Os Tribunais de Contas podem formular com a unidade federativa um compromisso de ajustamento de conduta no qual esta última se comprometerá a estruturar o projeto respeitando certos parâmetros de legalidade. - Essa afirmação não é típica da atuação dos Tribunais de Contas, que não costumam formular compromissos desse tipo. Após essa análise, a alternativa que melhor reflete a atuação do Ministério Público em relação a irregularidades é a b).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra B: "O Ministério Público, ao se deparar com alguma irregularidade, pode sugerir alterações e, em último caso, mover uma ação judicial para impedir que o projeto avance em condições que considere ilícitas." O Ministério Público é responsável por fiscalizar a legalidade dos atos administrativos e pode atuar em projetos de PPP ou concessão, sugerindo alterações e, se necessário, mover ações judiciais para impedir que o projeto avance em condições que considere ilícitas. Já os Tribunais de Contas têm a função de fiscalizar a gestão dos recursos públicos e podem relatar quanto à legalidade ou ilegalidade das ações praticadas pelos agentes públicos, mas não possuem autorização para validar um projeto.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A fase de estruturação e aprovação dos estudos se volta a transmitir informações necessárias para que a unidade federativa possa acompanhar o desenvolvimento dos estudos técnicos (estruturação). Sobre esses estudos, é correto afirmar:

Escolha uma opção:


a. O ponto de partida da elaboração dos estudos é o termo de referência elaborado no âmbito da unidade federativa com base nos estudos preliminarmente desenvolvidos.
b. O acompanhamento da estruturação não está vinculado ao termo de referencia, de forma que não se relaciona necessariamente com a verificação sobre a obediência das diretrizes postas no termo de referência, quando da estruturação do projeto.
c. A elaboração dos estudos ficará a cargo da unidade federativa para melhor controle desta sobre o projeto de PPP ou de concessão.
d. Não é essencial que aqueles designados para acompanhar a estruturação do projeto detenham conhecimento suficiente para realizar tal acompanhamento, pois eles ganharam maior conhecimento a medida que acompanham o projeto.

As licitações para projetos de PPPs e concessões têm as mesmas etapas daquelas voltadas às contratações tradicionais – etapa de habilitação e etapa de propostas. Sobre essas etapas, é correto afirmar:

Escolha uma opção:


a. Nas licitações sob a modalidade concorrência, a primeira etapa a ser realizada é sempre a etapa de propostas e depois a etapa de habilitação devido ao princípio da eficiência.
b. A apresentação das propostas econômicas ocorre, geralmente, em documentos escritos, inseridos em envelopes lacrados. No entanto, caso a unidade federativa possua um sistema on-line com mecanismo equivalente aos envelopes lacrados, é possível a apresentação por meios virtuais.
c. Após a apresentação das propostas escritas, todos os licitantes participantes da etapa de propostas escritas podem ofertar lances verbais para tentar superar a vantajosidade da melhor proposta econômica escrita.
d. Não cabe recurso administrativo no caso de classificação ou desclassificação de proposta técnica ou de proposta de preços, visto que não há previsão legal para tanto.

Mais conteúdos dessa disciplina