Buscar

Atividades de aprendizagem 1. Descreva como se comporta a distribuição da pressão hidrostática em uma massa fluida. 2. O que se entende por altura ...

Atividades de aprendizagem
1. Descreva como se comporta a distribuição da pressão hidrostática em uma massa fluida.
2. O que se entende por altura de carga?
3. Explique em uma figura as diferenças entre pressão manométrica e pressão absoluta.
4. Qual a pressão manométrica em kPa em um recipiente contendo óleo cujo tubo piezométrico apresenta uma leitura de 0,30 m. Considere a densidade relativa do óleo igual a 0,9.
5. Por que os medidores de pressão mecânicos ou elétricos são mais práticos que os manômetros de coluna de líquido?
6. No lado da sucção de uma bomba, um medidor de pressão de Bourdon mede 40 kPa de vácuo. Qual a pressão absoluta equivalente, se a pressão atmosférica absoluta é igual a 100 kPa?
7. Deduza a equação para determinar a pressão no reservatório B em função da pressão no reservatório A da Figura 1.8.
8. Qual a pressão sobre o casco de um submarino que viaja a 50 m abaixo da superfície livre? Considerando a pressão atmosférica igual a 100 kPa, quantas vezes a pressão sobre o casco é maior do que a pressão atmosférica?


Essa pergunta também está no material:

mecanica fluidos -
82 pág.

Mecânica dos Fluidos Universidade Metodista de São PauloUniversidade Metodista de São Paulo

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

1. A distribuição da pressão hidrostática em uma massa fluida é diretamente proporcional à profundidade do fluido e à densidade do fluido. Ou seja, quanto maior a profundidade e a densidade do fluido, maior será a pressão hidrostática. 2. A altura de carga é a altura que um líquido precisa subir em um tubo para que a pressão hidrostática do líquido seja igual à pressão atmosférica. 3. A pressão manométrica é a pressão medida em relação à pressão atmosférica local, enquanto a pressão absoluta é a pressão medida em relação ao vácuo absoluto. A figura abaixo ilustra as diferenças entre as duas pressões: ![Pressão manométrica e pressão absoluta](https://i.imgur.com/5JZJZJL.png) 4. A pressão manométrica em kPa pode ser calculada pela fórmula: P = ρgh, onde P é a pressão, ρ é a densidade do óleo, g é a aceleração da gravidade e h é a altura da coluna de óleo. Substituindo os valores, temos: P = 0,9 x 9,81 x 0,30 = 2,64 kPa. 5. Os medidores de pressão mecânicos ou elétricos são mais práticos que os manômetros de coluna de líquido porque são mais precisos, mais fáceis de ler e não requerem a presença de um operador para fazer a leitura. 6. A pressão absoluta pode ser calculada pela fórmula: Pabs = Pman + Patm, onde Pabs é a pressão absoluta, Pman é a pressão manométrica e Patm é a pressão atmosférica. Substituindo os valores, temos: Pabs = -40 + 100 = 60 kPa. 7. A equação para determinar a pressão no reservatório B em função da pressão no reservatório A é: Pb = Pa + ρgh, onde Pb é a pressão no reservatório B, Pa é a pressão no reservatório A, ρ é a densidade do fluido e h é a diferença de altura entre os dois reservatórios. 8. A pressão sobre o casco de um submarino que viaja a 50 m abaixo da superfície livre é de aproximadamente 6,5 atm (ou 650 kPa). A pressão sobre o casco é cerca de 6,5 vezes maior do que a pressão atmosférica.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais