Buscar

What were the main reasons that led to the separatist movement in São Paulo during the end of the Empire? A prosperidade do Vale do Paraíba na prim...

What were the main reasons that led to the separatist movement in São Paulo during the end of the Empire?
A prosperidade do Vale do Paraíba na primeira metade do século XIX devida à expansão cafeeira tinha dado origem à aristocracia dos barões do café que, ao lado dos senhores de engenho, representavam a parcela mais importante da sociedade, controlando a vida econômica, social e política da nação, direta ou indiretamente através de seus prepostos.
Com o passar do tempo, entretanto, as oligarquias tiveram abaladas suas bases econômicas. A crise que atingiu a economia açucareira e o declínio de produtividade das fazendas de café do Vale do Paraíba enfraqueceram aqueles núcleos de poder.
Enquanto isso, as fazendas de café do Oeste Paulista passavam a liderar a exportação. A partir de 1880, a região se converteu numa das áreas mais dinâmicas do país. Sua representação política, no entanto, era relativamente pequena.
Os motivos pareciam-lhe suficientes para justificar a linguagem separatista que passou a usar definitivamente a partir de 1887, ora sob o pseudônimo de Nemo, ora assinando ele próprio seus artigos, fazendo cálculos, invocando estatísticas, insistindo na injustiça que vitimava São Paulo.
A prosperidade do Vale do Paraíba na primeira metade do século XIX foi o principal motivo que levou ao separatismo em São Paulo.
A crise na economia açucareira e o declínio de produtividade das fazendas de café do Vale do Paraíba foram fatores que enfraqueceram as oligarquias e contribuíram para o surgimento do movimento separatista em São Paulo.
As fazendas de café do Oeste Paulista lideravam a exportação a partir de 1880, mas a região tinha pouca representação política.
A linguagem separatista começou a ser usada em São Paulo a partir de 1887, quando os paulistas se sentiram prejudicados pela excessiva centralização e pela má distribuição da renda arrecadada na província.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Os motivos que levaram ao movimento separatista em São Paulo no final do Império foram diversos, mas podemos destacar a crise na economia açucareira e o declínio de produtividade das fazendas de café do Vale do Paraíba, que enfraqueceram as oligarquias e contribuíram para o surgimento do movimento separatista. Além disso, as fazendas de café do Oeste Paulista lideravam a exportação a partir de 1880, mas a região tinha pouca representação política. A linguagem separatista começou a ser usada em São Paulo a partir de 1887, quando os paulistas se sentiram prejudicados pela excessiva centralização e pela má distribuição da renda arrecadada na província.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais