Buscar

Paciente, 60 anos, sexo masculino, obeso, com antecedente de hipertensão arterial sistêmica e aterosclerose, está no segundo dia de internação em U...

Paciente, 60 anos, sexo masculino, obeso, com antecedente de hipertensão arterial sistêmica e aterosclerose, está no segundo dia de internação em UTI após sofrer um acidente vascular encefálico isquêmico. Encontra-se no leito, consciente, cooperativo, normocárdico, normotenso, eupneico em ar ambiente, saturando 94%, ausculta pulmonar com murmúrio vesicular presente bilateralmente diminuído em bases sem ruídos adventícios, apresentando hemiparesia flácida em hemicorpo esquerdo, de predomínio crural, e bastante choroso diante do quadro. Sobre a conduta fisioterapêutica correta, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. A mobilização passiva não deve ser iniciada antes de três dias após o evento vascular.
II. A mobilização passiva para esse paciente é recomendada, uma vez que ele se encontra estável.
III. A mudança de decúbito e a retirada do leito são importantes para evitar lesões por pressão e para evitar complicações respiratórias, podendo ser realizadas junto à equipe de enfermagem.
IV. Exercícios respiratórios não têm indicação no quadro descrito, uma vez que o paciente não apresenta alterações funcionais respiratórias, somente motoras.
V. Compete ao fisioterapeuta, enquanto parte da equipe multidisciplinar, relatar ao(à) psicólogo(a) responsável o estado emocional do paciente.
(A) Apenas I, III e IV.
(B) Apenas II, III, IV e V.
(C) Apenas II, III e V.
(D) Apenas I, IV e V.
(E) Apenas II, IV e V.

Essa pergunta também está no material:

prova-enare-2021 2022
78 pág.

Residencia Fisioterapia Ifs Campus AracajuIfs Campus Aracaju

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra (C) Apenas II, III e V. Justificativa: I. A mobilização passiva não deve ser iniciada antes de três dias após o evento vascular. - INCORRETA. A mobilização precoce é recomendada para pacientes com acidente vascular encefálico isquêmico, desde que o paciente esteja estável hemodinamicamente e não apresente contraindicações. II. A mobilização passiva para esse paciente é recomendada, uma vez que ele se encontra estável. - CORRETA. A mobilização precoce é recomendada para pacientes com acidente vascular encefálico isquêmico, desde que o paciente esteja estável hemodinamicamente e não apresente contraindicações. III. A mudança de decúbito e a retirada do leito são importantes para evitar lesões por pressão e para evitar complicações respiratórias, podendo ser realizadas junto à equipe de enfermagem. - CORRETA. A mudança de decúbito e a retirada do leito são importantes para evitar lesões por pressão e para evitar complicações respiratórias, podendo ser realizadas junto à equipe de enfermagem. IV. Exercícios respiratórios não têm indicação no quadro descrito, uma vez que o paciente não apresenta alterações funcionais respiratórias, somente motoras. - INCORRETA. O paciente apresenta diminuição do murmúrio vesicular bilateralmente em bases, o que indica a necessidade de exercícios respiratórios para prevenir complicações respiratórias. V. Compete ao fisioterapeuta, enquanto parte da equipe multidisciplinar, relatar ao(à) psicólogo(a) responsável o estado emocional do paciente. - CORRETA. Compete ao fisioterapeuta, enquanto parte da equipe multidisciplinar, relatar ao(à) psicólogo(a) responsável o estado emocional do paciente.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais