Buscar

Aula 17 – Desinvestidura do cargo ou emprego público A perda do cargo público está legalmente prevista na vigente Constituição Federal que, no art...

Aula 17 – Desinvestidura do cargo ou emprego público

A perda do cargo público está legalmente prevista na vigente Constituição Federal que, no art. 41, estatui serem estáveis, após três anos de efetivo exercício, os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público, dispondo, logo a seguir, no § 1º do mesmo dispositivo, que a perda do cargo público decorrerá de sentença judicial transitada em julgado; processo administrativo disciplinar, com garantia de ampla defesa; e, verificada a insuficiência de desempenho, mediante procedimento de avaliação periódica também realizado com garantia de ampla defesa. Já a exoneração consiste na desinvestidura do cargo ou emprego público, mas sem derivar de penalidade. E a dispensa ocorre em relação ao admitido pela CLT, quando não há a justa causa por esta prevista, e sem natureza punitiva, portanto. Segundo a doutrina e o entendimento dos Tribunais pátrios, mesmo no caso da dispensa há necessidade de motivação do ato, expondo-se por escrito a sua causa. Vejamos agora algumas decisões dos Tribunais pátrios envolvendo o tema em estudo.

A perda do cargo público pode decorrer de sentença judicial transitada em julgado.
A perda do cargo público pode decorrer de processo administrativo disciplinar, com garantia de ampla defesa.
A perda do cargo público pode decorrer de verificada a insuficiência de desempenho, mediante procedimento de avaliação periódica também realizado com garantia de ampla defesa.
A exoneração consiste na desinvestidura do cargo ou emprego público, mas sem derivar de penalidade.
A dispensa ocorre em relação ao admitido pela CLT, quando há justa causa por esta prevista, e com natureza punitiva.
a) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 estão corretas.
b) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 estão corretas.
c) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 estão corretas.
d) Somente as afirmativas 3, 4 e 5 estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "a) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 estão corretas." Isso porque a perda do cargo público pode decorrer de sentença judicial transitada em julgado, processo administrativo disciplinar, com garantia de ampla defesa, e verificada a insuficiência de desempenho, mediante procedimento de avaliação periódica também realizado com garantia de ampla defesa. Já a exoneração consiste na desinvestidura do cargo ou emprego público, mas sem derivar de penalidade. E a dispensa ocorre em relação ao admitido pela CLT, quando não há a justa causa por esta prevista, e sem natureza punitiva, portanto.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image