Buscar

1-   Leia o texto abaixo: Muito se fala de arquitetura Ecológica, Sustentável, Verde e Eficiente. Na verdade, os primeiros estudos de uma arquitetu...

1-   Leia o texto abaixo:

Muito se fala de arquitetura Ecológica, Sustentável, Verde e Eficiente. Na verdade, os primeiros estudos de uma arquitetura integrada com a natureza e o clima surgiram há aproximadamente 45 anos. A chamada “arquitetura bioclimática” surgiu na década de 60, a partir de pesquisas de Aladar e Victor Olgyay, considerados grandes pesquisadores e precursores da área de conforto ambiental. O bioclimatismo é a base da arquitetura ecológica. Esta consiste na adequada e harmoniosa relação entre ambiente construído, clima e seus processos de troca de energia, tendo como objetivo final o conforto ambiental humano em todas suas formas (térmico, luminoso, acústico etc). Mais do que parte do movimento ecológico mundial da década de 70, o bioclimatismo é um dos elementos que mais reforçam e contribuem para a eficiência ambiental de um edifício, principalmente em tempos de restrição energética (...) Um edifício não precisa ser certificado para ser eficiente e sustentável. Basta aplicar os conceitos básicos de uma boa arquitetura. (...) muitas das entidades que trabalham com certificação já perceberam a necessidade de revisar suas estratégias de certificação e passaram a utilizar o conforto e a bioclimatologia como fator essencial para se chegar a um projeto sustentável.

Fonte: FERREIRA, D. B. Por uma Arquitetura Bioclimática Brasileira. No que concerne às aplicações do bioclimatismo no Brasil, assinale a alternativa correta:

a. O bioclimatismo é viabilizado unicamente através de uma arquitetura ecológica, que lança mãos de materiais produzidos com baixo gasto de energia e pouca extração de matéria-prima, pois são esses materiais que tem propriedades de conforto térmico.

b. Mesmo tendo os Givoni como precursor da arquitetura bioclimática, os irmãos Olgyay desenvolveram um método aperfeiçoado de cartas bioclimáticas, baseadas em estudos de ambientes internos de edificações em diferentes lugares do mundo.

c. A NBR 15220-3 de caráter normativo e informativo, define as estratégias bioclimáticas a serem aplicadas no espaço como uma diretriz urbanística. É através dessa norma que se definem as leis ambientais e de gestão de resíduos nas cidades.

d. O zoneamento bioclimático brasileiro é baseado na carta bioclimática de Givoni, desenvolvida em 1976, que se adequa facilmente a qualquer tipo de clima no mundo, pois é resultado de uma série de estudos feitos em diferentes condições climáticas.


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais