Buscar

A terceira tensão que examinaremos agora é a da observação daquilo que é vivido, e da teoria constrúıda para dar conta dessa observação, ou...

A terceira tensão que examinaremos agora é a da observação daquilo que é vivido, e da teoria constrúıda para dar conta dessa observação, ou, se prefe-rirmos, do campo e do método. Qual é o risco da submissão dócil ao campo?

A tentação emṕırica, que vem da submissão dócil ao campo, do registro ficticiamente passivo dos ”fatos”, que dá ao observador a impressão de situar-se do lado das coisas, de estar junto delas.
A tentação idealista (ou nominalista), que toma as palavras por coisas, tomando a construção do objeto pela própria realidade social.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O risco da submissão dócil ao campo é a tentação empírica, que vem do registro ficticiamente passivo dos "fatos", que dá ao observador a impressão de situar-se do lado das coisas, de estar junto delas.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais