Buscar

O que é o princípio da subsidiariedade? O tipo subsidiário descreve um crime autônomo com cominação de pena menos grave que a prevista em outro ti...

O que é o princípio da subsidiariedade?

O tipo subsidiário descreve um crime autônomo com cominação de pena menos grave que a prevista em outro tipo penal, chamado de norma primária.
A norma subsidiária funciona como um 'soldado de reserva', aplicando-se quando não houver incidência da norma primária.
A subsidiariedade pode ser expressa ou tácita.
A subsidiariedade expressa é quando a própria lei determina que só será aplicada a lei mais branda se o fato não constituir crime mais grave.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O princípio da subsidiariedade é um conceito do Direito Penal que estabelece que a norma penal mais grave deve ser aplicada somente quando a norma penal mais branda não for suficiente para punir o fato praticado. Ou seja, a norma subsidiária só deve ser aplicada quando não houver incidência da norma primária. A subsidiariedade pode ser expressa ou tácita, sendo que a expressa é quando a própria lei determina que só será aplicada a lei mais branda se o fato não constituir crime mais grave.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Materiais relacionados

Materiais recentes

Perguntas Recentes