Buscar

Quais são os tipos de empreendedores segundo Dornelas? - Empreendedor nato (mitológico): geralmente, são imigrantes ou filhos deles. São visionár...

Quais são os tipos de empreendedores segundo Dornelas?


- Empreendedor nato (mitológico): geralmente, são imigrantes ou filhos deles. São visionários, otimistas e se envolvem profundamente para realizar seus sonhos. Normalmente, começaram do nada e logo cedo adquiriram habilidade de negociação e de vendas.
- Empreendedor que aprende (inesperado): é uma pessoa que, quando menos esperava, deparou-se com uma oportunidade de mercado e tomou a decisão de mudar de vida, abrindo um negócio. Geralmente, demora um pouco para tomar a decisão de empreender e para se acostumar com ela.
- Empreendedor serial (cria novos negócios): é uma pessoa apaixonada pelo ato de empreender. Não se contenta em estar à frente do seu negócio enquanto ele não se torna uma grande corporação; por isso, está sempre em busca de novos negócios. Sua maior habilidade é identificar oportunidades e não descansa enquanto não as vê implementadas.
- Empreendedor social: tem como missão de vida construir um mundo melhor para as pessoas. Suas características são similares às dos outros empreendedores; a diferença é que ele não busca desenvolver um patrimônio próprio: prefere compartilhar seus recursos e contribuir para o desenvolvimento das pessoas.
- Empreendedor por necessidade: cria seu próprio negócio em razão de não ter alternativa de emprego. Geralmente, não tem acesso à formação e tem poucos recursos para empreender de maneira estruturada. Assim, envolve-se em negócios informais e sem planejamento, o que leva muitas vezes ao fracasso do empreendimento.
- Empreendedor herdeiro (sucessão familiar): tem a missão de levar à frente o negócio de sua família. Muitos já começam cedo a entender como o negócio funciona e a ter responsabilidades. Ademais, muitas famílias e os próprios herdeiros têm se preocupado com a preparação do sucessor familiar e com a profissionalização da gestão.
- Empreendedor “normal” (planejado): é aquele que faz a “lição de casa”. Busca minimizar os riscos e se preocupa com cada passo do negócio por meio do planejamento de suas ações. A utilização do planejamento é uma atividade comum para esses empreendedores, apesar de não ser o caso da maioria.
- Empreendedor franquia: as franquias também são uma forma de empreender visto que ocorre a abertura de um negócio com a experiência e o suporte operacional de um franqueador com uma marca já consolidada.
- Intraempreendedor: o empregado é dotado de características empreendedoras e atua no contexto de uma organização existente. São aqueles empregados/trabalhadores que acreditam que algo pode ser feito de forma diferente e melhor. Mas, para que surjam os intraempreendedores, as organizações devem criar uma estrutura e um clima favorável para explorarem essas potencialidades. Desse modo, qualquer trabalhador (diretores, gerente e demais profissionais) pode fazer a diferença na organização.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Segundo o autor José Dornelas, existem nove tipos de empreendedores: 1. Empreendedor nato (mitológico) 2. Empreendedor que aprende (inesperado) 3. Empreendedor serial (cria novos negócios) 4. Empreendedor social 5. Empreendedor por necessidade 6. Empreendedor herdeiro (sucessão familiar) 7. Empreendedor “normal” (planejado) 8. Empreendedor franquia 9. Intraempreendedor Cada tipo de empreendedor possui características e motivações diferentes para empreender.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais