Buscar

Note o item CORRETO, em prova feita pelo Cespe/UnB (OAB Nacional), em 2008: “Fere preceito constitucional a instituição de taxa sobre serviços de e...

Note o item CORRETO, em prova feita pelo Cespe/UnB (OAB Nacional), em 2008: “Fere preceito constitucional a instituição de taxa sobre serviços de engenharia prestados por particulares”.

Sobre as taxas, analise as afirmativas a seguir:
I- A taxa é um tributo imediatamente vinculado à ação estatal, atrelando-se à atividade pública, e não à ação do particular.
II- O fato gerador da taxa é um fato do Estado. O Estado exerce determinada atividade e, por isso, cobra a taxa da pessoa a quem aproveita aquela atividade.
III- Os tributos podem ser vinculados a uma atuação do Estado – taxas e contribuições de melhoria – e não vinculados – impostos.
IV- A taxa deverá ser instituída por lei (ordinária).
V- A taxa de polícia, também chamada taxa de fiscalização, será exigida em virtude de atos de polícia, realizados pela Administração Pública, pelos mais diversos órgãos ou entidades fiscalizadores.

Assinale a alternativa correta:

I, II, III, IV e V estão corretas.
I, II, III e IV estão corretas.
I, II, IV e V estão corretas.
II, III, IV e V estão corretas.
Apenas a afirmativa II está correta.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "I, II, III e IV estão corretas". Justificativa: - A afirmativa I está correta, pois a taxa é um tributo vinculado à ação estatal, ou seja, é cobrada em decorrência de uma atividade pública. - A afirmativa II está correta, pois o fato gerador da taxa é um fato do Estado, ou seja, é cobrada em decorrência de uma atividade pública. - A afirmativa III está correta, pois os tributos podem ser vinculados ou não a uma atuação do Estado, sendo que as taxas e contribuições de melhoria são tributos vinculados. - A afirmativa IV está correta, pois a taxa deve ser instituída por lei, conforme previsto na Constituição Federal. - A afirmativa V está incorreta, pois a taxa de polícia não é exigida em virtude de atos de polícia, mas sim em decorrência da atividade de fiscalização realizada pela Administração Pública.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais