Buscar

16. (FUVEST-SP) O gráfico representa a variação, com o tempo, da temperatura de um sistema constituído de um pedaço de gelo de 500 g a –10 ºC. A) D...

16. (FUVEST-SP) O gráfico representa a variação, com o tempo, da temperatura de um sistema constituído de um pedaço de gelo de 500 g a –10 ºC.
A) DESCREVA o estado físico do sistema entre os instantes 5 s e 85 s.
B) Se o calor específico do gelo é de 0,50 cal/g°C, CALCULE a quantidade de calor absorvida pelo gelo entre os instantes 0 e 5 s.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A) Entre os instantes 5 s e 85 s, o sistema permanece no estado sólido, ou seja, o gelo não derreteu completamente e continuou a absorver calor sem mudar de estado físico. B) Para calcular a quantidade de calor absorvida pelo gelo entre os instantes 0 e 5 s, podemos utilizar a fórmula: Q = m * c * ΔT Onde: Q = quantidade de calor absorvida (em cal) m = massa do gelo (em g) c = calor específico do gelo (em cal/g°C) ΔT = variação de temperatura do gelo (em °C) No intervalo de tempo de 0 a 5 s, a temperatura do gelo aumentou de -10°C para -5°C, ou seja, ΔT = 5°C. Substituindo os valores na fórmula, temos: Q = 500 * 0,50 * 5 Q = 1250 cal Portanto, a quantidade de calor absorvida pelo gelo entre os instantes 0 e 5 s foi de 1250 cal.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais