Buscar

Sobre a imunidade tributária de templos de qualquer culto, partidos políticos, entidades sindicais dos trabalhadores e instituições de educação e a...

Sobre a imunidade tributária de templos de qualquer culto, partidos políticos, entidades sindicais dos trabalhadores e instituições de educação e assistência social sem fins lucrativos, é correto afirmar que:
a) A imunidade dos templos de qualquer culto tem por finalidade proteger o direito fundamental às liberdades de crença e de culto religioso, evitando que o Estado reprima ou interfira no seu exercício através dos impostos. Sua abrangência é ampla, alcançando não apenas o imóvel no qual os cultos são realizados, mas quaisquer outros, e mesmo outros bens, rendimentos e serviços, desde que relativos às finalidades essenciais da entidade.
b) As entidades sem fins lucrativos, para que tenham direito à imunidade de que cuida o art. 150, VI, c, da CF/88, devem atender aos requisitos estipulados por lei complementar, como a não distribuição de qualquer parcela de seu patrimônio ou de suas rendas, a aplicação integral de seus recursos no País, na manutenção dos seus objetivos institucionais, e a manutenção de escrituração de suas receitas e despesas em livros revestidos de formalidades capazes de assegurar sua exatidão.
c) A imunidade destinada aos livros, jornais, periódicos e ao papel destinado à sua impressão tem por finalidade garantir o direito à liberdade de manifestação do pensamento, evitando a utilização do imposto como forma de censura. O STF admite estender essa imunidade a todo tipo de papel, como é o caso do papel fotográfico, mas entende que a mesma não abrange a tinta, as máquinas e outros itens utilizados na produção do livro, do jornal ou do periódico.

a) Todas as afirmativas estão corretas.
b) Apenas a afirmativa "a" está correta.
c) Apenas a afirmativa "b" está correta.
d) Apenas a afirmativa "c" está correta.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) Todas as afirmativas estão corretas. A imunidade tributária de templos de qualquer culto, partidos políticos, entidades sindicais dos trabalhadores e instituições de educação e assistência social sem fins lucrativos tem como objetivo proteger direitos fundamentais, como a liberdade de crença e culto religioso, além de garantir a liberdade de manifestação do pensamento. A abrangência da imunidade é ampla, alcançando não apenas o imóvel no qual os cultos são realizados, mas quaisquer outros, e mesmo outros bens, rendimentos e serviços, desde que relativos às finalidades essenciais da entidade. As entidades sem fins lucrativos devem atender aos requisitos estipulados por lei complementar para terem direito à imunidade tributária, como a não distribuição de qualquer parcela de seu patrimônio ou de suas rendas, a aplicação integral de seus recursos no País, na manutenção dos seus objetivos institucionais, e a manutenção de escrituração de suas receitas e despesas em livros revestidos de formalidades capazes de assegurar sua exatidão. A imunidade destinada aos livros, jornais, periódicos e ao papel destinado à sua impressão tem por finalidade garantir o direito à liberdade de manifestação do pensamento, evitando a utilização do imposto como forma de censura. O STF admite estender essa imunidade a todo tipo de papel, como é o caso do papel fotográfico, mas entende que a mesma não abrange a tinta, as máquinas e outros itens utilizados na produção do livro, do jornal ou do periódico.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais