Buscar

Assinale a alternativa INCORRETA sobre a lógica dialética: O materialismo histórico e dialético é um método que busca entender o mundo como proces...

Assinale a alternativa INCORRETA sobre a lógica dialética:


O materialismo histórico e dialético é um método que busca entender o mundo como processo histórico, que vai sendo construído com inúmeras contradições.

A lógica dialética não se opõe à lógica formal; a concepção da lógica dialética é tida, por vários autores, como uma forma complementar da lógica formal, ou seja, as duas lógicas (formal e dialética) são metodologias complementares entre si.

É utilizando-se da dialética que “os pesquisadores confrontam as opiniões, os pontos de vista, os diferentes aspectos do problema, as oposições e contradições”.

A lógica dialética opõe-se à lógica formal, no sentido de não considerar que o processo histórico do mundo efetiva-se apenas pela causa-efeito.

Para a lógica dialética, existe um processo que é sempre um ir e vir, uma luta de forças opostas de diferentes formas e níveis de poder.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa incorreta sobre a lógica dialética é: "A lógica dialética opõe-se à lógica formal, no sentido de não considerar que o processo histórico do mundo efetiva-se apenas pela causa-efeito." Na verdade, a lógica dialética não se opõe à lógica formal, mas sim a complementa, e considera que o processo histórico do mundo é construído com inúmeras contradições, não se limitando apenas à causa-efeito.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais