Buscar

O exame simples de urina é um dos métodos mais práticos para diagnóstico e acompanhamento de pacientes com alterações do trato urinário. Neste livr...

O exame simples de urina é um dos métodos mais práticos para diagnóstico e acompanhamento de pacientes com alterações do trato urinário. Neste livro, nos deteremos ao exame qualitativo de urina (EQU), que nos fornece informações de grande utilidade clínica, não apenas no âmbito do funcionamento do sistema urinário, mas também de outros órgãos, como o pâncreas endócrino e o fígado. A presença de glicosúria e/ ou cetonúria são bons indicativos de Diabetes Mellitus, já a presença de bilirrubinúria, urobilinogenúria, cristais de blirrubina, e/ ou cristais de urato de amônia são indicativos de doença hepática. Neste exame são analisados aspectos físico-químicos da urina que, somados a outros exames laboratoriais e aos achados clínicos, ajudam no diagnóstico de vários quadros patológicos. Caracterização de Glicose na Urina – Método de Benedict. a) Fundamentação teórica. A glicose é um monossacarídeo que apresenta o grupo aldeído livre. A presença de glicose na urina pode ser evidenciada na reação de Benedict, onde a ação redutora do carboidrato age sobre os sais de cobre em meio alcalino, produzindo um precipitado amarelo ou vermelho tijolo de óxido cuproso. b) Objetivo: Determinar a presença de glicose em uma amostra de urina. c) Materiais. Vidrarias: 1 pipeta de vidro de 5 mL, 1 pipeta de vidro de 1 mL, 1 Tubo de ensaio, Reagentes: Reagente de Benedict, Amostra: Urina, Equipamentos: Banho-Maria, Acessórios: Estante para tubos de ensaio, Pêra de borracha, Pinça, Termômetro, Cronômetro, Papel Toalha, Descarte para pipetas. d) Procedimento. Em um tubo de ensaio identificado, limpo e seco, pipetar 5 mL do Reativo de Benedict e adicionar 10 gotas de urina límpida agitar e ferver em banho-maria por 5 minutos. e) Resultados esperados. Resultado positivo para glicose: líquido de cor vermelho tijolo. Resultado negativo para glicose: líquido de cor azul ou verde. f) Resultado obtido:

O exame simples de urina é um dos métodos mais práticos para diagnóstico e acompanhamento de pacientes com alterações do trato urinário.
A presença de glicosúria e/ ou cetonúria são bons indicativos de Diabetes Mellitus.
A presença de bilirrubinúria, urobilinogenúria, cristais de blirrubina, e/ ou cristais de urato de amônia são indicativos de doença hepática.
A reação de Benedict é utilizada para determinar a presença de proteína na urina.
Verdadeiro
Verdadeiro
Verdadeiro
Falso

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A afirmação "A reação de Benedict é utilizada para determinar a presença de proteína na urina" é falsa. A reação de Benedict é utilizada para determinar a presença de glicose na urina.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais