Buscar

Considerando os inúmeros casos de mulheres grávidas, que por vontade livre, pretendem a interrupção da gestação do feto com anencefalia (doença par...

Considerando os inúmeros casos de mulheres grávidas, que por vontade livre, pretendem a interrupção da gestação do feto com anencefalia (doença para a qual não existe cura), a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde, confederação sindical, preocupada com o caso, pretende que seja solucionada a questão, diante da divergência nas decisões judiciais, chegando, em alguns casos, a se decidir por prática de crime de aborto, crime doloso contra a vida, atingindo, ainda, o profissional que o provocar na forma dos artigos 124 a 126 do Código Penal, considerando entendimentos de que a hipótese não se enquadra nas causas excludentes da ilicitude do artigo 128 do Código Penal. Em outros julgados há interpretação diferente, tratando a questão como atipicidade do fato em face das definições dos crimes de aborto dos artigos 124 e 126 do CP, e permitem a antecipação terapêutica. Na qualidade de advogado da Confederação (situação hipotética), redija a peça mais adequada ao caso, considerando a violação a preceito fundamental, atentando para os seguintes aspectos: a) competência do órgão julgador; b) legitimidade; c) requisitos formais da petição; d) tutela de urgência.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde pretende solucionar a questão da interrupção da gestação do feto com anencefalia, que tem gerado divergência nas decisões judiciais.
Em alguns casos, a interrupção da gestação do feto com anencefalia tem sido considerada prática de crime de aborto, crime doloso contra a vida.
Em outros julgados, a interrupção da gestação do feto com anencefalia tem sido tratada como atipicidade do fato em face das definições dos crimes de aborto dos artigos 124 e 126 do Código Penal.
A peça processual adequada ao caso é uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental com pedido de Liminar, na forma do artigo 102, § 1º da CRFB/88 e artigo 1º da Lei nº 9.882/99.
a) Todas as afirmativas estão corretas.
b) Apenas as afirmativas a, b e c estão corretas.
c) Apenas as afirmativas a, b e d estão corretas.
d) Apenas as afirmativas b, c e d estão corretas.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C) Apenas as afirmativas a, b e d estão corretas. A peça processual adequada ao caso é uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental com pedido de Liminar, na forma do artigo 102, § 1º da CRFB/88 e artigo 1º da Lei nº 9.882/99. É importante atentar para a competência do órgão julgador, a legitimidade, os requisitos formais da petição e a tutela de urgência.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais