Buscar

Qual a diferença entre ação e omissão? Quais as espécies de omissão? Os crimes de ação exigem uma abstenção do agente, enquanto nos crimes omissiv...

Qual a diferença entre ação e omissão? Quais as espécies de omissão?

Os crimes de ação exigem uma abstenção do agente, enquanto nos crimes omissivos o que se extrai da norma é a obrigação de evitar o resultado lesivo.
A omissão pode ser própria ou imprópria.
A omissão própria é prevista em determinados tipos penais, enquanto a omissão imprópria é prevista na parte geral do Código Penal.

Essa pergunta também está no material:

direito penal geral 2018 2 new ok
87 pág.

Direito Penal I Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Ação é a conduta positiva do agente, ou seja, é a prática de um ato que produz um resultado. Já a omissão é a conduta negativa do agente, ou seja, é a não prática de um ato que deveria ter sido praticado e que produz um resultado. As espécies de omissão são a omissão própria e a omissão imprópria. A omissão própria é aquela prevista em determinados tipos penais, ou seja, quando a lei exige que o agente pratique uma conduta e ele se omite, deixando de agir. Já a omissão imprópria é prevista na parte geral do Código Penal e ocorre quando o agente tem o dever jurídico de agir para evitar o resultado lesivo, mas se omite, deixando de agir.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais