Buscar

Quais são as principais características do inquérito policial? Escrito Dispensável Oficiosidade Indisponibilidade Inquisitivo O inquérito policial ...

Quais são as principais características do inquérito policial?
Escrito
Dispensável
Oficiosidade
Indisponibilidade
Inquisitivo
O inquérito policial é procedimento administrativo de investigação, instaurado pela autoridade policial (Delegado de Polícia), por meio do qual são realizados atos investigatórios para apurar a autoria e a materialidade de infrações penais, com o objetivo de fornecer elementos suficientes para a propositura da ação penal.
O inquérito policial é obrigatório para a propositura da ação penal, mesmo nos casos em que o Ministério Público dispõe de elementos informativos idôneos para embasar a denúncia.
O inquérito policial é procedimento inquisitivo, não havendo contraditório e ampla defesa, já que a atividade de investigação se concentra na figura do delegado de polícia, que determina, de forma discricionária, a oportunidade e a conveniência das diligências a serem realizadas.
O inquérito policial é dispensável quando se tratar de crime de ação penal pública incondicionada e o Ministério Público dispuser de elementos informativos idôneos para embasar a denúncia.
A autoridade policial pode dispor do Inquérito Policial, já que o seu arquivamento depende de pedido feito pelo Delegado de Polícia à autoridade judicial.
a) Apenas a afirmativa I está correta.
b) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
c) As afirmativas II, III e V estão corretas.
d) As afirmativas I, III e V estão corretas.
e) As afirmativas II, IV e V estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

PROCESSO PENAL OAB
104 pág.

Direito Penal e Processo Penal Faculdade Pitágoras de UberlândiaFaculdade Pitágoras de Uberlândia

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "d) As afirmativas I, III e V estão corretas." As principais características do inquérito policial são: ser escrito, ser dispensável em casos de crimes de ação penal pública incondicionada, ter oficiosidade, ter indisponibilidade e ser inquisitivo. O inquérito policial é um procedimento administrativo de investigação, instaurado pela autoridade policial (Delegado de Polícia), por meio do qual são realizados atos investigatórios para apurar a autoria e a materialidade de infrações penais, com o objetivo de fornecer elementos suficientes para a propositura da ação penal. O inquérito policial é obrigatório para a propositura da ação penal, mesmo nos casos em que o Ministério Público dispõe de elementos informativos idôneos para embasar a denúncia.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais