Buscar

No processo penal, quais são as modalidades de citação e qual a diferença entre elas? Citação real e citação ficta Citação pessoal e citação por ed...

No processo penal, quais são as modalidades de citação e qual a diferença entre elas?
Citação real e citação ficta
Citação pessoal e citação por edital
Citação por mandado e citação por carta precatória
Citação por carta rogatória e citação por carta de ordem
A citação real é aquela em que há ciência efetiva do acusado quanto à existência da ação penal, enquanto na citação ficta a ciência é presumida.
A citação por mandado é utilizada para citar o réu que se encontra em lugar certo e sabido dentro do território no qual o juiz exerce a sua jurisdição.
A citação por edital é utilizada quando as demais espécies de citação restaram infrutíferas, permanecendo o réu em local incerto e não sabido.
A ausência de citação pode ser convalidada no caso do art. 570 do CPP.
a) Citação real e citação ficta. A citação real é aquela em que há ciência efetiva do acusado quanto à existência da ação penal, enquanto na citação ficta a ciência é presumida.
b) Citação pessoal e citação por edital. A citação por edital é utilizada quando as demais espécies de citação restaram infrutíferas, permanecendo o réu em local incerto e não sabido.
c) Citação por mandado e citação por carta precatória. A citação por mandado é utilizada para citar o réu que se encontra em lugar certo e sabido dentro do território no qual o juiz exerce a sua jurisdição.
d) Citação por carta rogatória e citação por carta de ordem. A ausência de citação pode ser convalidada no caso do art. 570 do CPP.

Essa pergunta também está no material:

PROCESSO PENAL OAB
104 pág.

Direito Penal e Processo Penal Faculdade Pitágoras de UberlândiaFaculdade Pitágoras de Uberlândia

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

No processo penal, as modalidades de citação são: citação real e citação ficta, citação pessoal e citação por edital, citação por mandado e citação por carta precatória, citação por carta rogatória e citação por carta de ordem. A citação real é aquela em que há ciência efetiva do acusado quanto à existência da ação penal, enquanto na citação ficta a ciência é presumida. A citação pessoal é aquela em que o acusado é citado pessoalmente, por meio de um oficial de justiça ou por carta com aviso de recebimento. Já a citação por edital é utilizada quando as demais espécies de citação restaram infrutíferas, permanecendo o réu em local incerto e não sabido. A citação por mandado é utilizada para citar o réu que se encontra em lugar certo e sabido dentro do território no qual o juiz exerce a sua jurisdição. A citação por carta precatória é utilizada para citar o réu que se encontra em outra comarca ou estado. A citação por carta rogatória é utilizada para citar o réu que se encontra em outro país, enquanto a citação por carta de ordem é utilizada para citar o réu que se encontra em outra comarca do mesmo estado. A ausência de citação pode ser convalidada no caso do art. 570 do CPP. Alternativa correta: b) Citação pessoal e citação por edital. A citação por edital é utilizada quando as demais espécies de citação restaram infrutíferas, permanecendo o réu em local incerto e não sabido.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais