Buscar

O índice de refração absoluto (n) de um meio indica o quanto a velocidade de propagação da luz é reduzida, em relação a seu valor no vácuo, quando ...

O índice de refração absoluto (n) de um meio indica o quanto a velocidade de propagação da luz é reduzida, em relação a seu valor no vácuo, quando a luz se propaga nesse meio. Considere uma substância de índice de refração n = 3. Isso quer dizer que a velocidade da luz nessa substância é três vezes menor que no vácuo. É comum usar o termo “meio muito refringente” para expressar que o índice de refração de um meio apresenta um valor elevado. Para se referir a um meio cujo índice de refração seja pequeno, é usado o termo “meio pouco refringente”. Assim, o rutilo é o meio mais refringente entre aqueles listados na tabela anterior. As leis da refração. Quando um feixe de luz incide em uma substância, ele sofre, na maioria das vezes, refração, reflexão e absorção. Neste módulo, vamos considerar apenas a refração da luz, quando esta incide sobre a superfície de separação de dois meios. Se a reflexão ou a absorção forem importantes para a situação em questão, isso será especificado. A figura a seguir mostra um raio de luz que passa do ar (meio 1) para o vidro (meio 2). Observe, nesse caso, que os raios incidente e refratado têm direções diferentes. Os ângulos formados pelos raios incidente e refratado com a reta normal (θ1 e θ2), os índices de refração (n1 e n2) e os módulos das velocidades de propagação (v1 e v2) nos meios 1 e 2, respectivamente, se relacionam pelas equações: sen(θ1)/sen(θ2) = n2/n1 e v1/v2 = n1/n2. Analisando as equações anteriores, verificamos que o seno do ângulo formado pelo raio de luz com a reta normal, em determinado meio, é proporcional à velocidade de propagação da luz nesse meio e inversamente proporcional ao índice de refração do respectivo meio. O seno de um ângulo agudo é tanto maior quanto maior for o ângulo em questão. Assim, podemos dizer que quanto maior o ângulo formado com a normal, maior a velocidade de propagação da luz e menor o índice de refração absoluto daquele meio. Na figura anterior, temos: v1/v2 = n2/n1. A luz, ao sofrer refração, pode se aproximar ou se afastar da normal, dependendo dos meios envolvidos. Veja as figuras a seguir: Meio 2 mais refringente (n2 > n1) v2 < v1 e θ2 < θ1. A luz se aproxima da normal. Meio 1 mais refringente (n2 < n1) v2 > v1 e θ2 > θ1. A luz se afasta da normal. Um caso especial de refração ocorre quando θ1 = 0° (a luz incide perpendicularmente à superfície). Assim, a incidência ocorre sobre a normal, e a luz se refrata sem sofrer desvio. Em outras palavras, a luz transmitida muda de meio, altera o módulo de sua velocidade de propagação, porém não sofre o desvio mostrado na figura anterior. Vamos ilustrar essa situação através da figura a seguir. Ela mostra um raio de luz atravessando uma placa de vidro imersa no ar. O raio, ao entrar na placa de vidro ou ao sair dela, sofre refrações sem desvio, pois incidiu sempre perpendicularmente às superfícies de separação dos meios.

O índice de refração absoluto (n) de um meio indica o quanto a velocidade de propagação da luz é reduzida, em relação a seu valor no vácuo, quando a luz se propaga nesse meio.
O rutilo é o meio menos refringente entre aqueles listados na tabela apresentada.
A luz, ao sofrer refração, pode se aproximar ou se afastar da normal, dependendo dos meios envolvidos.
Um caso especial de refração ocorre quando θ1 = 0° (a luz incide perpendicularmente à superfície).
A luz transmitida muda de meio, altera o módulo de sua velocidade de propagação, porém não sofre desvio quando incide perpendicularmente às superfícies de separação dos meios.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Qual é a sua pergunta sobre o texto?

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais