Buscar

(CESPE - PROCURADOR DO BANCO CENTRAL - 2009) Uma pessoa jurídica, atacadista de gêneros alimentícios, contratou a empresa de factoring Alfa-7, para...

(CESPE - PROCURADOR DO BANCO CENTRAL - 2009) Uma pessoa jurídica, atacadista de gêneros alimentícios, contratou a empresa de factoring Alfa-7, para a prestação de serviços referentes a avaliação de riscos, seleção de créditos e gerenciamento de contas a receber e a pagar, associada à aquisição pro soluto de créditos. No curso da execução do contrato, a empresa Alfa-7 foi obrigada a recolher o imposto sobre operações financeiras (IOF), inclusive sobre saques em caderneta de poupança de sua titularidade. Considerando a situação hipotética apresentada acima e as normas aplicáveis ao IOF, redija um texto dissertativo que responda, de modo justificado, aos seguintes questionamentos. a) O IOF incide sobre operações de factoring praticadas por instituições distintas das financeiras? b) É legítima a incidência do IOF nos saques em caderneta de poupança? c) Quais operações configuram o fato gerador do IOF?

Uma pessoa jurídica contratou a empresa de factoring Alfa-7 para a prestação de serviços referentes a avaliação de riscos, seleção de créditos e gerenciamento de contas a receber e a pagar, associada à aquisição pro soluto de créditos.
A empresa Alfa-7 foi obrigada a recolher o imposto sobre operações financeiras (IOF), inclusive sobre saques em caderneta de poupança de sua titularidade.
O IOF incide sobre operações de factoring praticadas por instituições distintas das financeiras.
Não é legítima a incidência do IOF nos saques em caderneta de poupança.
As operações de crédito, as operações de câmbio, as operações de seguro e as operações relativas a títulos ou valores mobiliários configuram o fato gerador do IOF.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O texto apresentado é uma dissertação que responde aos questionamentos propostos pelo enunciado da questão. Seguem as respostas: a) O IOF incide sobre operações de factoring praticadas por instituições distintas das financeiras? Sim, o IOF incide sobre operações de factoring praticadas por instituições distintas das financeiras, conforme previsto no art. 15, § 1º, da Lei nº 9.779/1999. b) É legítima a incidência do IOF nos saques em caderneta de poupança? Não, não é legítima a incidência do IOF nos saques em caderneta de poupança, conforme entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que considera que a caderneta de poupança não se enquadra no conceito de "operação de crédito", que é o fato gerador do IOF. c) Quais operações configuram o fato gerador do IOF? As operações de crédito, as operações de câmbio, as operações de seguro e as operações relativas a títulos ou valores mobiliários configuram o fato gerador do IOF, conforme previsto no art. 153, V, da Constituição Federal e no art. 63 do Código Tributário Nacional.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais