Buscar

Tabeliães e oficiais são profissionais que exercem função pública em caráter privado, atuando por delegação do Poder Público, ou seja, como um part...

Tabeliães e oficiais são profissionais que exercem função pública em caráter privado, atuando por delegação do Poder Público, ou seja, como um particular em colaboração, sem vínculo empregatício. Dessa forma, aos referidos profissionais - notários e registradores - é atribuída a função de aplicar a lei ao caso concreto.

Acerca do exercício e da fiscalização das atividades, analise as afirmativas a seguir. Depois, assinale a alternativa que traz as afirmativas corretas.

I.                   Os registradores de imóveis têm o dever de qualificar os títulos que lhes são apresentados. Trata-se do ápice da sua função, na qual irá lidar com o direito que emana dos títulos de acordo com o seu profundo conhecimento da matéria de registros públicos.

II.                Divergência de interpretação entre titular da serventia e requerentes deverá ser objeto de suscitação de dúvida.

III.             Divergência de interpretação entre titular da serventia e órgão fiscalizador deverá ser objeto de orientação. Se não houve uma orientação prévia direcionada ao oficial ou a toda a classe (desde que publicada para possibilitar o conhecimento), não há que se falar em infração disciplinar.

IV.             A punição dos órgãos fiscalizadores independe de prévia comunicação ou orientação.


💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

As afirmativas corretas são: I e II. Justificativa: I. Correta. Os registradores de imóveis têm o dever de qualificar os títulos que lhes são apresentados, conforme previsto no art. 30 da Lei nº 6.015/73. II. Correta. Em caso de divergência de interpretação entre o titular da serventia e os requerentes, deve ser suscitada a dúvida, conforme previsto no art. 198 da Lei nº 6.015/73. III. Incorreta. Em caso de divergência de interpretação entre o titular da serventia e o órgão fiscalizador, deve ser objeto de orientação, conforme previsto no art. 33 da Lei nº 8.935/94. IV. Incorreta. A punição dos órgãos fiscalizadores depende de prévia comunicação ou orientação, conforme previsto no art. 36 da Lei nº 8.935/94.

0
Dislike1
User badge image

Junior Macau

Resposta correta:

l,ll,lll

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais