Buscar

3. A interfase subdivide-se nos períodos: G1; S; e G2. Toda vez que uma célula eucariótica se divide, passa por uma série de fases que, juntas, con...

3. A interfase subdivide-se nos períodos: G1; S; e G2. Toda vez que uma célula eucariótica se divide, passa por uma série de fases que, juntas, constituem o ciclo celular. Os intervalos da interfase são G1 (período de pré-síntese do DNA ou intervalo 1); S (período de síntese do DNA); e G2 (período de pós-síntese do DNA). Qual(is) processo(s) ocorre(m) durante o G1?

A interfase subdivide-se nos períodos: G1; S; e G2.
Toda vez que uma célula eucariótica se divide, passa por uma série de fases que, juntas, constituem o ciclo celular.
Os intervalos da interfase são G1 (período de pré-síntese do DNA ou intervalo 1); S (período de síntese do DNA); e G2 (período de pós-síntese do DNA).
Durante o período G1, a célula sintetiza DNA, proteínas, lipídeos e carboidratos que serão utilizados para a formação das membranas das duas novas células que se formarão a partir da célula mãe. É o período do ciclo celular que mais varia em duração, entre os diferentes tipos de células.
Na fase G1 começa a replicação do material genético da célula. Ao término da síntese de DNA, a produção de RNA e a síntese de proteínas são retomadas.
A célula sintetiza mais proteínas, além das membranas que serão usadas para envolver as duas células descendentes. Esse período é relativamente curto.
Durante o período G1, a célula sintetiza proteínas, lipídeos e carboidratos que serão utilizados para a formação das membranas das duas novas células que se formarão a partir da célula mãe. É o período do ciclo celular que mais varia em duração, entre os diferentes tipos de células. É nesse momento que tem início a mitose, que ocupa um espaço de tempo relativamente curto.
É uma fase de mudança do estado de repouso (quiescência) para um estado de crescimento ativo. É um pré-requisito para o início do ciclo celular completo para a maioria das células.

Essa pergunta também está no material:

Bases da Biologia Celular, Molecular e Tecidual 3
7 pág.

Biologia Celular e Tecidual Centro Universitário Universus VeritasCentro Universitário Universus Veritas

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Durante o período G1, a célula sintetiza proteínas, lipídeos e carboidratos que serão utilizados para a formação das membranas das duas novas células que se formarão a partir da célula mãe. Além disso, a célula começa a replicação do material genético e inicia a produção de RNA e síntese de proteínas. É uma fase de mudança do estado de repouso para um estado de crescimento ativo, sendo um pré-requisito para o início do ciclo celular completo para a maioria das células.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais