Buscar

Salário in natura ou salário utilidade, como o próprio nome sugere, é a parcela do salário do empregado que a empresa paga por meio do fornecimento...

Salário in natura ou salário utilidade, como o próprio nome sugere, é a parcela do salário do empregado que a empresa paga por meio do fornecimento de bens ou utilidades diversas do dinheiro. Ou seja: é o pagamento feito por meio de outras coisas como alimentação, moradia, vestuário, e outras prestações in natura, como por exemplo a gorjeta.

Esse tipo de remuneração tem como objetivo solucionar alguns inconvenientes de empregados que prestam seu serviço em locais distantes ou de difícil acesso, dificultando a compra de bens, o aluguel de casas, dentre outras coisas essenciais.

Fonte: METADADOS. O que é salário in natura ou salário utilidade e quais benefícios o compõe? Disponível em:. Acesso em 20 out. 2019.

 

Tomando como base esse trecho, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

 

I - O fornecimento da habilitação coletiva e alimentação como parte de pagamento ao funcionário é uma prática legal exercida pelas empresas, desde que seja sob a forma de salário-utilidade.

 

PORQUE

 

II - Essa utilidade concedida pelo empregador, assim como, outros benefícios voltados para a educação, como mensalidade, anuidade e livros são inclusos no cálculo do FGTS.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

Alternativas:

  • a)
  • As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
  • b)
  • As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
  • Alternativa assinalada
  • c)
  • A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
  • d)
  • A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
  • e)
  • As asserções I e II são proposições falsas.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I. Embora seja permitido o pagamento de salário utilidade, é importante destacar que a empresa deve seguir algumas regras para que essa prática seja legal. Além disso, a concessão de utilidades pelo empregador não é considerada salário para fins trabalhistas, portanto, não é incluída no cálculo do FGTS.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais