Buscar

Utilizando os dispositivos da Lei n. 4.320/1964 – Título IX, que trata de contabilidade pública, podemos dizer que a contabilidade pública é o ramo...

Utilizando os dispositivos da Lei n. 4.320/1964 – Título IX, que trata de contabilidade pública, podemos dizer que a contabilidade pública é o ramo da contabilidade geral que registra e controla os atos e fatos da administração pública em todos os seus níveis, demonstra o patrimônio público e suas variações, bem como o responsável pela elaboração dos relatórios exigidos pela mesma lei para a prestação de contas da execução do orçamento. Dessa forma, uma definição que pode ser dada é que a contabilidade pública é o ramo da ciência contábil que aplica os princípios e as normas contábeis no processo de geração, elaboração e divulgação de informações direcionados à gestão de entidades públicas. Então temos que o objetivo da contabilidade aplicada ao setor público é fornecer aos usuários informações sobre os resultados alcançados e os aspectos de natureza orçamentária, econômica, financeira e física do patrimônio da entidade do setor público e suas mutações, em apoio ao processo de tomada de decisão, à adequada prestação de contas e ao necessário suporte para a instrumentalização do controle social. Como ciência, a contabilidade tem como objeto de estudo o patrimônio e, no caso da contabilidade pública, o patrimônio público. De acordo com o Manual de contabilidade aplicada ao setor público (BRASIL, 2018), o patrimônio público é o conjunto de direitos e bens, tangíveis ou intangíveis, onerados ou não, adquiridos, formados, produzidos, recebidos, mantidos ou utilizados pelas entidades do setor público, que seja portador e represente um fluxo de benefícios, presente ou futuro, inerente à prestação de serviços públicos ou à exploração econômica por entidades do setor público e suas obrigações. Corroborando com a ideia de que bens fazem parte do patrimônio público, faz-se necessária uma distinção para um melhor entendimento e classificação no setor público, os quais são: Bens móveis e Bens imóveis. Para os demais itens que compõem o patrimônio público (os direitos e as obrigações) não há a necessidade de um detalhamento ou caracterização específica para o setor público, uma vez que para esses itens patrimoniais a contabilidade aplicada ao setor público se equipara à contabilidade aplicada aos demais setores. Reforçando que a contabilidade aplicada ao setor público tem por objetivo evidenciar a situação econômica, financeira e patrimonial de todos que, de qualquer modo, arrecadem receitas, efetuem despesas, administrem ou guardem patrimônio público pertencentes ou confiados às entidades públicas de forma a permitir, entre outras coisas, o controle sobre a administração pública.
A contabilidade pública é o ramo da contabilidade geral que registra e controla os atos e fatos da administração pública em todos os seus níveis.
O objetivo da contabilidade aplicada ao setor público é fornecer aos usuários informações sobre os resultados alcançados e os aspectos de natureza orçamentária, econômica, financeira e física do patrimônio da entidade do setor público e suas mutações, em apoio ao processo de tomada de decisão, à adequada prestação de contas e ao necessário suporte para a instrumentalização do controle social.
O patrimônio público é o conjunto de direitos e bens, tangíveis ou intangíveis, onerados ou não, adquiridos, formados, produzidos, recebidos, mantidos ou utilizados pelas entidades do setor público, que seja portador e represente um fluxo de benefícios, presente ou futuro, inerente à prestação de serviços públicos ou à exploração econômica por entidades do setor público e suas obrigações.
Os bens móveis e imóveis fazem parte do patrimônio público e devem ser distinguidos para uma melhor classificação no setor público.

Essa pergunta também está no material:

Contabilidade Pública e Patrimônio Público
41 pág.

Contabilidade Pública e Governamental Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A contabilidade pública é o ramo da contabilidade geral que registra e controla os atos e fatos da administração pública em todos os seus níveis, demonstra o patrimônio público e suas variações, bem como o responsável pela elaboração dos relatórios exigidos pela Lei n. 4.320/1964 para a prestação de contas da execução do orçamento. O objetivo da contabilidade aplicada ao setor público é fornecer aos usuários informações sobre os resultados alcançados e os aspectos de natureza orçamentária, econômica, financeira e física do patrimônio da entidade do setor público e suas mutações, em apoio ao processo de tomada de decisão, à adequada prestação de contas e ao necessário suporte para a instrumentalização do controle social. O patrimônio público é o conjunto de direitos e bens, tangíveis ou intangíveis, onerados ou não, adquiridos, formados, produzidos, recebidos, mantidos ou utilizados pelas entidades do setor público, que seja portador e represente um fluxo de benefícios, presente ou futuro, inerente à prestação de serviços públicos ou à exploração econômica por entidades do setor público e suas obrigações. Os bens móveis e imóveis fazem parte do patrimônio público e devem ser distinguidos para uma melhor classificação no setor público.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais