Buscar

Tendo o texto por referência, assinale a(s) proposição(ões) verdadeira(s). 01. A poesia refere-se às navegações portuguesas, entre as quais a viag...

Tendo o texto por referência, assinale a(s) proposição(ões) verdadeira(s).

01. A poesia refere-se às navegações portuguesas, entre as quais a viagem de Pedro Álvares Cabral, em 1500.
02. Segundo o poeta, as navegações, por seus perigos, causaram grande sofrimento às mães, filhos e noivas dos marinheiros que se arriscaram para que o mar fosse conquistado pelos portugueses.
04. As navegações portuguesas foram um fato isolado da História da Europa, uma vez que só os portugueses dispunham, na época, de capitais, tecnologia e motivação para empreendê-las.
08. A poesia refere-se ao Bojador, primeira conquista portuguesa, uma colônia árabe ao sul da Península Ibérica, conquistada a mando do rei de Portugal.
16. O sacrifício “valeu a pena” para Portugal. Basta mencionar que as descobertas portuguesas permitiram a acumulação de capital que, já no século XVII, possibilitou o início da industrialização em solo português.
32. As navegações portuguesas do século XV e XVI tiveram como objetivo conquistar o litoral africano e retomar a posse das colônias americanas que tinham sido conquistadas pelos mouros.
a) Somente a afirmativa 01 é verdadeira.
b) Somente as afirmativas 02 e 08 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas 01, 02 e 08 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 01, 02, 08 e 16 são verdadeiras.
e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

Essa pergunta também está no material:

HISTÓRIA 1000 QUESTÕES
311 pág.

História Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as proposições apresentadas, podemos afirmar que a alternativa correta é a letra c) Somente as afirmativas 01, 02 e 08 são verdadeiras. Justificativa: - A afirmativa 01 é verdadeira, pois o texto faz referência às navegações portuguesas, incluindo a viagem de Pedro Álvares Cabral em 1500. - A afirmativa 02 é verdadeira, pois o poeta destaca o sofrimento das mães, filhos e noivas dos marinheiros que se arriscaram nas navegações. - A afirmativa 04 é falsa, pois as navegações portuguesas não foram um fato isolado da História da Europa, uma vez que outros países também realizaram navegações e descobertas importantes. - A afirmativa 08 é verdadeira, pois o poema faz referência ao Bojador, primeira conquista portuguesa, uma colônia árabe ao sul da Península Ibérica, conquistada a mando do rei de Portugal. - A afirmativa 16 é falsa, pois embora as descobertas portuguesas tenham permitido a acumulação de capital, não é correto afirmar que elas possibilitaram o início da industrialização em solo português. - A afirmativa 32 é falsa, pois as navegações portuguesas tinham como objetivo encontrar novas rotas comerciais para as Índias e contornar o monopólio comercial dos árabes, e não retomar a posse das colônias americanas que tinham sido conquistadas pelos mouros.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais