Buscar

20. UFGO-PS “A consciência da oposição entre “antigo” e “moderno” e, com ela, a formação de um conceito de modernidade surgiram durante o século X...

20. UFGO-PS

“A consciência da oposição entre “antigo” e “moderno” e, com ela, a formação de um conceito de modernidade surgiram durante o século XVI, com o Renascimento. À visão religiosa do mundo feudal começa a contrapor-se uma outra secular, laica. Tal mudança coloca o homem no centro do universo (antropocentrismo), abrindo novas perspectivas para o pensamento político e religioso, assim como para o desenvolvimento das ciências.”

Assinale, a seguir, os fatos que caracterizam a Idade Moderna, colocando (C) para as certas e (E) para as erradas.
( ) Os dogmas religiosos do catolicismo perdem o monopólio da explicação do mundo, e o método experimental passa a ser valorizado como meio de acesso ao conhecimento da realidade.
( ) O Renascimento europeu corresponde à era das grandes navegações e das conquistas, contudo tem como contrapartida, no processo de colonização do Novo Mundo, o massacre de civilizações avançadas (inca, asteca, etc.).
( ) A formação do Estado Moderno está relacionada com o fortalecimento da nobreza feudal que, aliada à Igreja, funda uma nova ordem política, baseada na centralização do poder.
( ) A Reforma promove uma profunda revisão religiosa e política na sociedade européia do século XVI, marcando a passagem do mundo feudal para o mundo moderno.

Os dogmas religiosos do catolicismo perdem o monopólio da explicação do mundo, e o método experimental passa a ser valorizado como meio de acesso ao conhecimento da realidade.
O Renascimento europeu corresponde à era das grandes navegações e das conquistas, contudo tem como contrapartida, no processo de colonização do Novo Mundo, o massacre de civilizações avançadas (inca, asteca, etc.).

Essa pergunta também está no material:

HISTÓRIA 1000 QUESTÕES
311 pág.

História Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: ( ) Os dogmas religiosos do catolicismo perdem o monopólio da explicação do mundo, e o método experimental passa a ser valorizado como meio de acesso ao conhecimento da realidade. (C) O Renascimento europeu corresponde à era das grandes navegações e das conquistas, contudo tem como contrapartida, no processo de colonização do Novo Mundo, o massacre de civilizações avançadas (inca, asteca, etc.). (C) A formação do Estado Moderno está relacionada com o fortalecimento da nobreza feudal que, aliada à Igreja, funda uma nova ordem política, baseada na centralização do poder. (C) A Reforma promove uma profunda revisão religiosa e política na sociedade européia do século XVI, marcando a passagem do mundo feudal para o mundo moderno.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais