Buscar

No trecho final da Carta ao Rei de Portugal, comunicando o achamento da Ilha de Vera Cruz, o escrivão Pero Vaz de Caminha reafirmava os objetivos m...

No trecho final da Carta ao Rei de Portugal, comunicando o achamento da Ilha de Vera Cruz, o escrivão Pero Vaz de Caminha reafirmava os objetivos mercantil e religioso que norteavam a expansão marítima portuguesa nos séculos XV e XVI. A partir do trecho acima, faça o que se pede.
a) Caracterize o objetivo mercantil da expansão marítima portuguesa, considerando a noção de monopólio ou exclusivo comercial.
b) Caracterize o objetivo religioso daquela expansão, tendo como referência a diferença feita pelos europeus entre infiel e pagão.

a) O objetivo mercantil da expansão marítima portuguesa era a busca por metais preciosos e especiarias, com o intuito de obter lucro e estabelecer um monopólio comercial.
b) O objetivo religioso da expansão marítima portuguesa era a conversão dos povos considerados infiéis ao cristianismo, com o intuito de expandir a fé católica e combater o paganismo.

Essa pergunta também está no material:

HISTÓRIA 1000 QUESTÕES
311 pág.

História Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Correto, o objetivo mercantil da expansão marítima portuguesa era a busca por metais preciosos e especiarias, com o intuito de obter lucro e estabelecer um monopólio comercial. Já o objetivo religioso era a conversão dos povos considerados infiéis ao cristianismo, com o intuito de expandir a fé católica e combater o paganismo. Os europeus faziam uma distinção entre infiéis (muçulmanos e judeus) e pagãos (indígenas e africanos), considerando que os primeiros já conheciam a religião cristã, mas a rejeitavam, enquanto os segundos ainda não haviam tido contato com ela.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais