Buscar

Defina com clareza o objetivo e atribuições da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes(CIPA) em uma empresa e como se dá a sua composição : O o...

Defina com clareza o objetivo e atribuições da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes(CIPA) em uma empresa e como se dá a sua composição :

O objetivo da CIPA é observar e relatar condições de risco nos ambientes de trabalho e solicitar medidas para reduzir até eliminar os riscos existentes e/ou neutralizar os mesmos, discutir os acidentes ocorridos, encaminhando aos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança do Trabalho e em Medicina do Trabalho e ao empregador o resultado da discussão, solicitando medidas que previnam acidentes semelhantes e, ainda, orientar os demais trabalhadores quanto à prevenção de acidentes. A CIPA é composta por representantes do empregador e dos empregados, de acordo com as proporções mínimas estabelecidas no Quadro da NR-5.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação de Ergonomia, Higiene e Segurança do Trabalho
3 pág.

CCE0052 ERGONOMIA, HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO

Ergonomia, Higiene e Segurança do Trabalho Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é um órgão responsável por prevenir acidentes e doenças ocupacionais em uma empresa. A CIPA é composta por representantes do empregador e dos empregados, de acordo com as proporções mínimas estabelecidas no Quadro da NR-5. As atribuições da CIPA incluem observar e relatar condições de risco nos ambientes de trabalho, solicitar medidas para reduzir ou eliminar os riscos existentes e/ou neutralizar os mesmos, discutir os acidentes ocorridos, encaminhando aos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança do Trabalho e em Medicina do Trabalho e ao empregador o resultado da discussão, solicitando medidas que previnam acidentes semelhantes e, ainda, orientar os demais trabalhadores quanto à prevenção de acidentes. Os representantes do empregador são indicados por ele, enquanto os representantes dos empregados são eleitos por voto secreto. A CIPA deve ser renovada a cada ano, sendo que os membros eleitos têm mandato de um ano, podendo ser reeleitos.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais