Buscar

Discorra sobre as fases do direito empresarial, com ênfase no sistema jurídico brasileiro I. A primeira fase foi a subjetiva, onde o que prevaleci...

Discorra sobre as fases do direito empresarial, com ênfase no sistema jurídico brasileiro

I. A primeira fase foi a subjetiva, onde o que prevalecia era a qualidade do agente, ter um registro numa corporação.
II. A segunda, surgiu na França com a edição do código de napoleão, uma visão objetiva de ato praticado, afastando-se da qualidade do agente, sendo adotada pelo Brasil no Código Comercial.
III. A terceira, que surgiu na Itália e foi adotada pelo Brasil com a edição do novo Código Civil, visão subjetiva de atividade. Assim, é empresário que explora uma atividade.

Essa pergunta também está no material:

FUNDAMENTOS DE DIREITO EMPRESARIAL
3 pág.

Fundamentos de Direito Empresarial Universidade Estácio de Sá - EADUniversidade Estácio de Sá - EAD

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O Direito Empresarial é uma área do Direito que regula as atividades empresariais, ou seja, as atividades econômicas organizadas para a produção ou circulação de bens ou serviços. Com relação às fases do Direito Empresarial, podemos destacar: I. A primeira fase foi a subjetiva, onde o que prevalecia era a qualidade do agente, ter um registro numa corporação. Nessa fase, o empresário era definido pela sua qualidade, ou seja, pela sua condição de membro de uma corporação ou associação comercial. II. A segunda fase surgiu na França com a edição do Código de Napoleão, que adotou uma visão objetiva de ato praticado, afastando-se da qualidade do agente, sendo adotada pelo Brasil no Código Comercial. Nessa fase, o empresário era definido pela atividade que exercia, independentemente de sua qualidade. III. A terceira fase, que surgiu na Itália e foi adotada pelo Brasil com a edição do novo Código Civil, adota uma visão subjetiva de atividade. Assim, é empresário quem explora uma atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou serviços, independentemente de sua qualidade. No sistema jurídico brasileiro, o Direito Empresarial é regulado pelo Código Civil, pela Lei de Falências e Recuperação de Empresas, pelo Código de Defesa do Consumidor, entre outras normas. O empresário é definido como aquele que exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou serviços. Além disso, o Direito Empresarial também regula as sociedades empresárias, que são as empresas constituídas por duas ou mais pessoas que se unem para a exploração de uma atividade econômica.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais