Buscar

Diferente da notícia, que apenas informa, a reportagem investigativa pode provocar mudanças devido a profundidade da apuração e capacidade de revel...

Diferente da notícia, que apenas informa, a reportagem investigativa pode provocar mudanças devido a profundidade da apuração e capacidade de revelar situações até então desconhecidas. É a partir dos efeitos por elas produzidos que os resultados são categorizados em deliberativos, individualizados e substanciais. Dentre essas três categorias, há um nível de importância que varia conforme o impacto e a ação prática na agenda pública. Diante deste contexto, assinale a alternativa que contempla os resultados substanciais decorrentes de uma reportagem investigativa:

quando se criam comissões ou audiências para discutir e resolver o problema apontado na reportagem.
impacta regulamentações, legislações e administrações; produz mudanças em sistemas de modo a evitar a repetição do problema denunciado.
impacta o público a ponto de fazê-lo mudar de opinião sobre o fato ou fenômeno descrito na reportagem.
resulta em sanção, rebaixamento de cargo, demissão ou outro tipo de punição aos envolvidos na denúncia.
quando o público passa a compreender melhor o fenômeno descrito na reportagem, com suas causas e efeitos.

Essa pergunta também está no material:

2 TÉCNICAS DE REPORTAGEM JORNALÍSTICA
10 pág.

Técnicas de Reportagem Jornalística Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa que contempla os resultados substanciais decorrentes de uma reportagem investigativa é a letra B: "impacta regulamentações, legislações e administrações; produz mudanças em sistemas de modo a evitar a repetição do problema denunciado." Isso porque, quando uma reportagem investigativa revela situações até então desconhecidas, ela pode provocar mudanças significativas na sociedade, como a criação de novas leis, regulamentações e sistemas para evitar a repetição do problema denunciado. Essas mudanças têm um impacto substancial na agenda pública e podem gerar benefícios para a sociedade como um todo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais