Buscar

Analise as seguintes alternativas, que dizem respeito a uma das fontes de falhas de mercado, a externalidade: (I) Se existem externalidades em algu...

Analise as seguintes alternativas, que dizem respeito a uma das fontes de falhas de mercado, a externalidade:
(I) Se existem externalidades em algum mercado, sejam positivas ou negativas, os preços dos bens e/ou serviços não refletem o que seria socialmente ótimo. Neste caso, caberia a intervenção governamental.
(II) No caso da externalidade negativa, o benefício marginal social (BMS) é maior do que benefício marginal privado (BMP).
(III) No caso da externalidade positiva, o custo marginal social (CMS) é maior do que custo marginal privado (CMP).
(IV) Uma forma de se internalizar a externalidade seria colocar um imposto, da mesma magnitude do custo externo, no caso de externalidade negativa e conceder um subsídio, na magnitude do benefício externo, no caso de externalidade positiva.


a. As alternativas (I) e (IV) estão corretas.
b. As alternativas (III) e (IV) estão corretas.
c. As alternativas (I) e (II) estão corretas.
d. As alternativas (II) e (III) estão corretas.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A: As alternativas (I) e (IV) estão corretas. A externalidade é uma falha de mercado que ocorre quando a produção ou o consumo de um bem ou serviço afeta terceiros que não estão envolvidos na transação. Quando isso acontece, os preços de mercado não refletem o que seria socialmente ótimo, o que justifica a intervenção governamental. No caso da externalidade negativa, o benefício marginal social (BMS) é menor do que o benefício marginal privado (BMP), o que significa que o custo social é maior do que o custo privado. Uma forma de internalizar a externalidade negativa é colocar um imposto, da mesma magnitude do custo externo. No caso da externalidade positiva, o custo marginal social (CMS) é menor do que o custo marginal privado (CMP), o que significa que o benefício social é maior do que o benefício privado. Uma forma de internalizar a externalidade positiva é conceder um subsídio, na magnitude do benefício externo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais