Buscar

Leitura Obrigatória: FIGUEIREDO, L.C.M. A gestação do espaço psicológico no século XIX: Liberalismo, Romantismo e Regime Disciplinar. Representação...

Leitura Obrigatória:
FIGUEIREDO, L.C.M. A gestação do espaço psicológico no século XIX: Liberalismo, Romantismo e Regime Disciplinar. Representação e Seus Avessos. In: A invenção do psicológico. Quatro séculos de subjetivação (1500-1900). São Paulo: EDUC: Escuta, 1996.
Leitura para aprofundamento:
BARROS, R. D. B.; JOSEPHSON, S. C.. A invenção das massas: a psicologia entre o controle e a resistência. In: JACO-VILELA, A. M.; FERREIRA, A. A. L.; PORTUGAL, F. T. (orgs.). História da Psicologia: rumos e percursos. Rio de Janeiro: Nau Editora, 2007
FIGUEIREDO, L.C.M. Para além do estilo. Um lugar para a Psicologia. In: A invenção do psicológico. Quatro séculos de subjetivação (1500-1900). São Paulo: EDUC: Escuta, 1996.

Apresentação do tema:

Ainda que rechaçados e submetidos a uma estrita auto-vigilância, os aspectos excluídos do eu retornam sempre, extravasam do terreno íntimo e ameaçam as estratégias desenvolvidas para a manutenção de relações sociais estáveis e igualitárias.

Diante da falência dos dispositivos criados para garantir a separação entre as esferas públicas e privadas, assistimos a um progressivo fortalecimento do Estado, incumbido de inserir alguma ordem na vida social. A sociedade deve, a partir de então, ser administrada, com a imposição de leis heterônomas, que se imiscuem na livre decisão dos indivíduos e determinam o que o homem pode e deve ser.

Através de mecanismos como a vigilância e controle sobre as condutas, da sanção, do estabelecimento da norma, os indivíduos são adestrados. Produtos de uma cultura disciplinar, tornam-nos sujeitos presos a identidades que reconhecemos como nossas, mas que nos foram impostas pelas redes de poder que passaram, a partir do século XIX, a permear todas as relações.

O tema é complexo e a leitura indicada é extensa. Ainda assim, recomendamo-la fortemente.

Atividades:

1) Faça uma leitura criteriosa dos textos indicados, procurando caracterizar a configuração disciplinar do Estado moderno, bem como as conseqüências das disciplinas para a constituição das subjetividades.

2) Realize os exercícios, anotando as dúvidas que surgirem durante a resolução. Estas dúvidas devem ser motivo de reexame dos textos, na tentativa de saná-las. Caso elas persistam, apresente-as ao professor, nas aulas presenciais.

A leitura obrigatória é o livro 'A invenção do psicológico. Quatro séculos de subjetivação (1500-1900)', de L.C.M. Figueiredo.
A leitura para aprofundamento é o livro 'História da Psicologia: rumos e percursos', organizado por A.M. Jacó-Vilela, A.A.L. Ferreira e F.T. Portugal.
A leitura obrigatória e a leitura para aprofundamento tratam da configuração disciplinar do Estado moderno e suas consequências para a constituição das subjetividades.
a) Apenas a afirmativa 1 é verdadeira.
b) Apenas a afirmativa 2 é verdadeira.
c) Apenas a afirmativa 3 é verdadeira.
d) As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
e) Nenhuma das afirmativas é verdadeira.

Essa pergunta também está no material:

Historia da Psicologia
25 pág.

Psicologia Universidade Norte do ParanáUniversidade Norte do Paraná

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra d) As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais