Buscar

Leia o trecho a seguir: "Na comparação dos dados publicados de 1982 e 2008 (...) percebe-se a evolução da Proteção Radiológica. As exposições mundi...

Leia o trecho a seguir:

"Na comparação dos dados publicados de 1982 e 2008 (...) percebe-se a evolução da Proteção Radiológica. As exposições mundiais do homem devido à radiação natural em 1982 contribuíam, em termos relativos, com 67,6% e, em 2008, com 79,68%. As exposições médicas contribuíam com 30,7% e passaram para 19,92%. Da mesma forma, as exposições ocupacionais de 0,45% para 0,01%. O ciclo combustível que contribuíam com 0,15% passaram para 0,17%."

Fonte: TAUHATA et al. Radioproteção e dosimetria: fundamentos. Rio de Janeiro: Comissão Nacional de Energia Nuclear, 2013, p. 44.

A partir do conteúdo apresentado e do conteúdo estudado, podemos afirmar que a grandeza que indica a quantidade de radiação necessária para produzir certa quantidade de pares de íons em um centímetro cúbico de ar, em pressão e temperatura normais é a:

(a) Ionização.

(b) kerma.

(c) dose absorvida.

(d) dose efetiva.

(e) exposição.


💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A grandeza que indica a quantidade de radiação necessária para produzir certa quantidade de pares de íons em um centímetro cúbico de ar, em pressão e temperatura normais é a exposição. Portanto, a alternativa correta é a letra (e).

1
Dislike0
User badge image

Tereza Pereira

Exposição
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais