Buscar

Leia os textos a seguir:  “Existe a especificidade do campo não-ficcional, seja na tradição documentária que remonta aos anos 30, seja no contato d...

Leia os textos a seguir: 

“Existe a especificidade do campo não-ficcional, seja na tradição documentária que remonta aos anos 30, seja no contato da imagem não ficcional com o cinema de vanguarda construtivista, seja nas inovações formais trazidas pelo cinema direto/verdade, seja, ainda, nas experiências de narrativa em primeira pessoa do final do século XX? Existe algo estruturalmente comum ao campo não ficcional, abrangendo também o espaço que hoje cobre as novas mídias e suportes digitais?” 

“Existe uma confluência entre esta visão de uma necessária opacidade no movimento da representação e o eixo ético através do qual o documentário consegue ser pensado hoje. Assumir um campo específico ao documentário, seria assumir a possibilidade de uma representação objetiva, transparente”.  

Fonte: RAMOS, F. P. O que é documentário? In: RAMOS, F. P.; CATANI, A. (Orgs.), Estudos de Cinema SOCINE 2000. Porto Alegre: Editora Sulina, 2001, pp. 192-207. 

Sobre algumas características e diferenças entre real e ficção, sobretudo com relação à discussão conceitual sobre a representação no documentário, leia as afirmações a seguir:  

I. Alguns estudiosos partem do postulado de que o documentário busca ou tem como objetivo estabelecer uma representação do mundo.

II. A ideologia dominante, hoje, sobrepõe a esta possibilidade de representação do mundo um caráter especular e verdadeiramente totalizante.

III. Há um discurso entre certas correntes conceituais que defende que essa forma de representação não seria sustentada por uma necessária fragmentação do saber e da subjetividade.

IV. Conceitualmente, é ético mostrar o processo de representação no documentário, mas não é ético construir a representação para sustentar a opinião correta.

É correto o que se afirma em: 

Grupo de escolhas da pergunta


a) I e IV, apenas.

B) I, II e III, apenas.

c) I, III e IV, apenas.

d) II e IV, apenas.

e) II e III, apenas.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais