Logo Passei Direto
Buscar
FGV/2010 -adaptada) Existem produtos de ação bactericida/bacteriostática usados para fumigação de áreas biolimpas. Marque a alternativa que apresenta produtos desinfetantes. Soda, silicone e hipoclorito de sódio. Fenol, clorofórmio e hipoclorito de sódio. Álcool, permanganato de potássio e ácido acetilsalicílico. Iodo, aldeído fórmico e permanganato de potássio. Água, soda e permanganato de potássio.
User badge image
Luciana Celarius

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Para identificar produtos desinfetantes com ação bactericida/bacteriostática, vamos analisar as opções apresentadas: 1. Soda, silicone e hipoclorito de sódio - O hipoclorito de sódio é um desinfetante, mas soda e silicone não são. 2. Fenol, clorofórmio e hipoclorito de sódio - O fenol e o hipoclorito de sódio são desinfetantes, mas o clorofórmio não é comumente usado para essa finalidade. 3. Álcool, permanganato de potássio e ácido acetilsalicílico - O álcool e o permanganato de potássio são desinfetantes, mas o ácido acetilsalicílico não é. 4. Iodo, aldeído fórmico e permanganato de potássio - O iodo e o aldeído fórmico são desinfetantes, assim como o permanganato de potássio. 5. Água, soda e permanganato de potássio - A água não é um desinfetante, e a soda não é utilizada para essa finalidade. A alternativa que apresenta produtos desinfetantes é a quarta opção: Iodo, aldeído fórmico e permanganato de potássio.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa que apresenta produtos desinfetantes é a letra B) Fenol, clorofórmio e hipoclorito de sódio.

Essa resposta te ajudou?

1
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Com base em aspectos evolutivos e filogenéticos, Carl Woese propôs a classificação dos seres vivos em três domínios diferentes: Bacteria, Archaea e Eukarya.
Marque a alternativa correta quanto aos grupos de microrganismos agrupados em cada um desses domínios:
Todos os domínios são formados por procariotos e eucariotos.
O domínio Bacteria é formado exclusivamente por procariotos, enquanto os domínios Archaea e Eukarya são formados por eucariotos.
Os domínios Bacteria e Archaea são formados exclusivamente por procariotos, enquanto o domínio Eukarya é formado apenas por eucariotos.
O domínio Bacteria é formado apenas por procariotos, o domínio Archaea por procariotos e alguns eucariotos microscópicos e, por fim, o domínio Eukarya é formado exclusivamente por eucariotos.
O domínio Bacteria é formado exclusivamente por procariotos causadores de doenças em humanos, o domínio Archaea é formado por procariotos que causam doenças em plantas e animais, enquanto o domínio Eukarya é formado apenas pelos eucariotos superiores (como animais e plantas).

As bactérias são organismos que estão presentes desde as formas de vida mais primitivas da terra. Podem ser classificadas de acordo com diferentes tipos e critérios de crescimento estabelecidos. Bactérias que dependem ou não do oxigênio para seu processo de respiração durante seu desenvolvimento. passam por qual classificação:
Classificação de Parede celular.
Classificação por Fermentação.
Classificação pH.
Classificação de Morfologia.
Classificação por temperatura.

O estabelecimento da relação causal entre uma doença e um microrganismo somente pode ser confirmado após uma série de etapas, conhecidas por Postulados de Koch, estabelecidos por Robert Koch (1881) para patógenos humanos e adaptados posteriormente para Fitopatologia.
Marque a opção que corresponde aos Postulados de Koch.
Isolamento do patógeno; associação constante patógeno hospedeiro; inoculação do patógeno e reprodução dos sintomas; reisolamento do patógeno.
Inoculação do patógeno e reprodução dos sintomas; associação constante patógeno-hospedeiro; reisolamento do patógeno; isolamento do patógeno.
Associação constante patógeno-hospedeiro; isolamento do patógeno; reisolamento do patógeno; inoculação do patógeno e reprodução dos sintomas.
Isolamento do patógeno; inoculação do patógeno e reprodução dos sintomas; associação constante patógeno hospedeiro; reisolamento do patógeno.
Associação constante patógeno-hospedeiro; isolamento do patógeno; inoculação do patógeno e reprodução dos sintomas; reisolamento do patógeno.

(FGV/2021 - adaptada) A classificação dos antimicrobianos está baseada, historicamente, na estrutura química e no mecanismo de ação do fármaco.
Os principais mecanismos de resistência bacteriana a drogas:
afetam a função das subunidades ribossômicas 30S ou 50S, causando inibição irreversível da síntese de proteínas, como cloranfenicol, as tetraciclinas, a eritromicina, a clindamicina e as pristinamicinas.
promovem a alteração do sítio-alvo da droga; reduzem a permeabilidade da membrana celular à droga, além de causarem o efluxo ou Inativação da droga.
inibem a síntese da parede celular bacteriana, como as penicilinas e as zidovudinas.
atuam diretamente dentro da membrana celular do microrganismo, afetando sua rigidez e resultando em extravasamento de compostos intracelulares, como a polimixina, a nistatina e a anfotericina B.
afetam o metabolismo bacteriano dos ácidos nucleicos, como as rifampicinas, que aumentam a produção de RNA-polimerase e as quinolonas.

Mais conteúdos dessa disciplina