Buscar

Analise o trecho abaixo, de uma entrevista realizada com o Psiquiatra Humberto Costa sobre a Reforma de 2001:   Repórter - A Associação Brasileira ...

Analise o trecho abaixo, de uma entrevista realizada com o Psiquiatra Humberto Costa sobre a Reforma de 2001:

 

Repórter - A Associação Brasileira de Psiquiatra (ABP) apoiou a nova Política de Saúde Mental, implementada em 2017, que trouxe algumas mudanças nas concepções de 2001. A ABP avalia que, na prática, a reforma psiquiátrica de 2001 não atingiu os resultados esperados, deixando parte da população desassistida. A entidade defende especialmente investimentos consistentes em ambulatórios especializados. Como o senhor avalia a posição da ABP?

 

Humberto Costa - Discordo da posição da ABP, a reforma psiquiátrica deu muitos resultados. Reduzimos o modelo que havia anteriormente, que era manicomial, de desrespeito às pessoas portadoras de transtornos, que não garantia seus direitos e a possibilidade da inserção social. E em nenhum momento houve qualquer tipo de desassistência, ao contrário. Casos que precisem de internamento, eles ocorrem em hospitais clínicos, em CAPs adequados para esse tipo de atividade. Só que os internamentos se dão pelo tempo estritamente necessário. Acabamos com a indústria da loucura, que aqui no Brasil ganhava milhões e milhões de reais por ano, simplesmente internando pessoas em manicômios. A defesa de ambulatórios especializados é redundante. Porque os CAPs não somente oferecem atendimento ambulatorial, como promovem atendimento em grupo, da família, terapias que envolvem o conjunto dos outros pacientes, terapias individuais e a medicalização quando é necessário. Então, avalio que a posição da ABP não é correta.

De acordo com a entrevista acima e com os conhecimentos adquiridos ao decorrer da unidade, considere as asserções a seguir:

 I- Atualmente, a principal crítica contra a Reforma Psiquiátrica, é que mesmo após 20 anos, ela não atingiu os resultados esperados pela comunidade médica.

PORQUE

II- A Reforma Psiquiátrica acabou com a “indústria da loucura”. Reduzindo os ganhos que o país tinha com os hospitais psiquiátricos.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:


a.

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

b.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

c.

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

d.

As asserções I e II são proposições falsas.

e.

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

💡 4 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra E: A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. A Reforma Psiquiátrica realmente reduziu o modelo manicomial e garantiu mais direitos e possibilidades de inserção social para as pessoas com transtornos mentais, mas a afirmação de que a reforma acabou com a "indústria da loucura" e reduziu os ganhos do país com hospitais psiquiátricos é falsa.

0
Dislike1
User badge image

Priscila Lourenço

NÃO É ESSA RESPOSTA TA INCORRETA, ERREI EM COLOCAR A ALTERNATIVA "E"


0
Dislike0
User badge image

Ana Dulce

É a C

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais