Buscar

Recentemente, 3 (três) entidades privadas sem fins lucrativos do Município ABCD, que atuam na defesa, preservação e conservação do meio-ambiente fo...

Recentemente, 3 (três) entidades privadas sem fins lucrativos do Município ABCD, que atuam na defesa, preservação e conservação do meio-ambiente foram qualificadas pelo Ministério da Justiça como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. Buscando obter ajuda financeira do Poder Público para financiar parte de seus projetos, as 3 (três) entidades apresentaram requerimento à autoridade competente, expressando seu desejo de firmar um termo de parceria. Com base na narrativa fática, responda às indagações abaixo, empregando os argumentos jurídicos apropriados e a fundamentação legal pertinente ao caso.
A) O poder público deverá realizar procedimento licitatório (Lei n. 8666/93) para definir com qual entidade privada irá formalizar termo de parceria?
B) Após a celebração do termo de parceria, caso a entidade privada necessite contratar pessoal para a execução de seus projetos, faz-se necessária a realização de concurso público?

O texto apresenta um caso concreto envolvendo a qualificação de entidades privadas sem fins lucrativos como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público e a busca por ajuda financeira do Poder Público para financiar seus projetos.
O objetivo da aula é compreender a dinâmica da participação da sociedade civil organizada na prestação de serviços públicos não exclusivos do Estado, em regimes de parcerias, e examinar o novo diploma das parcerias entre o Estado e as organizações da sociedade civil, Lei n. 13.019/14.
O caso concreto apresentado não é suficiente para responder às indagações propostas, sendo necessário o conhecimento da Lei n. 13.019/14 e da Lei n. 8666/93 para fundamentar as respostas.

Essa pergunta também está no material:

PlanoDeAula_324880
2 pág.

Direito Administrativo II Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A) Não é necessário realizar procedimento licitatório para definir com qual entidade privada irá formalizar termo de parceria, pois a Lei n. 13.019/14 estabelece que a seleção de parcerias com organizações da sociedade civil pode ser realizada por meio de chamamento público, dispensando a licitação. B) A realização de concurso público não é necessária para a contratação de pessoal pela entidade privada após a celebração do termo de parceria, pois a Lei n. 13.019/14 prevê que as organizações da sociedade civil podem contratar pessoal por meio de processo seletivo simplificado, desde que observados os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais