Buscar

Machado de Assis: Qual é a importância de Machado de Assis na literatura brasileira? Cite duas obras dele e explique brevemente seus temas principa...

Machado de Assis: Qual é a importância de Machado de Assis na literatura brasileira? Cite duas obras dele e explique brevemente seus temas principais.

Machado de Assis é uma figura central na literatura brasileira, conhecido por sua ironia e crítica social.
Obras notáveis incluem 'Dom Casmurro' e 'Memórias Póstumas de Brás Cubas'.
Em 'Dom Casmurro', Machado de Assis aborda temas como ciúme e traição, enquanto em 'Memórias Póstumas de Brás Cubas' ele faz uma crítica à sociedade brasileira do século XIX.

Essa pergunta também está no material:

55
2 pág.

Diversos Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Machado de Assis é um dos maiores escritores da literatura brasileira e sua importância se dá pela forma como ele retratou a sociedade brasileira do século XIX e início do XX, com uma linguagem irônica e crítica. Suas obras são consideradas atemporais e ainda são estudadas e apreciadas atualmente. Duas de suas obras mais conhecidas são "Dom Casmurro" e "Memórias Póstumas de Brás Cubas". Em "Dom Casmurro", Machado de Assis aborda temas como ciúme e traição, além de fazer uma crítica à sociedade patriarcal da época. Já em "Memórias Póstumas de Brás Cubas", o autor utiliza a figura de um defunto-autor para fazer uma crítica à sociedade brasileira, abordando temas como a hipocrisia, a vaidade e a falta de valores éticos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais