Buscar

What are the functions of principles and rules in a legal system? A system cannot be composed only of principles or only of rules. A system only o...

What are the functions of principles and rules in a legal system?

A system cannot be composed only of principles or only of rules.
A system only of principles would be too flexible, causing problems of coordination, knowledge, costs, and power control.
A system only of rules, applied in a formalistic way, would be too rigid, lacking opening valves for the adaptation of solutions to the particularities of concrete cases.
Each normative species performs different and complementary functions, and one cannot even conceive of one without the other.

Essa pergunta também está no material:

NOCOES DE DIREITO
78 pág.

Introdução ao Direito I Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As funções dos princípios e das regras em um sistema jurídico são complementares. Os princípios são normas mais abstratas e gerais que orientam a interpretação e aplicação das regras. Eles fornecem uma base ética e moral para o sistema jurídico e ajudam a garantir a coerência e a justiça nas decisões judiciais. As regras, por sua vez, são normas mais específicas e detalhadas que regulam o comportamento humano em sociedade. Elas fornecem previsibilidade e segurança jurídica para as pessoas, além de permitir a aplicação uniforme da lei. Em conjunto, princípios e regras ajudam a garantir a efetividade do sistema jurídico e a proteção dos direitos e interesses das pessoas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais