Logo Passei Direto
Buscar
Os crimes de descaminho e contrabando configuravam o mesmo tipo penal até o advento da Lei nº 13.008/14. Ambos eram previstos no artigo 334 do Código Penal. Sobre os crimes de descaminho e contrabando, marque a opção correta.

Escolha uma opção:
a. O crime de contrabando é formal.
b. A alteração legislativa alterou a pena para ambos os delitos, impedindo a decretação de prisão preventiva e suspensão condicional do processo.
c. O Supremo Tribunal Federal e o Superior Tribunal de Justiça consolidaram entendimento de que se deve reconhecer aplicável o princípio da insignificância nos crimes de descaminho e contrabando.
d. O Supremo Tribunal Federal, quanto ao crime de descaminho, julgou habeas corpus (218.961/SP) afirmando que, por se tratar de crime formal (que se consuma no momento da ausência de pagamento do tributo), não há necessidade do exaurimento do processo administrativo, sendo dispensável o auto de lançamento e, por consequência, a aplicação da Súmula 24 para tipificação do crime de descaminho.
e. O crime de descaminho consiste na ilusão de impostos de mercadoria proibida, enquanto o crime de contrabando refere-se ao fato de importar e exportar mercadorias proibidas​​​​​​​.
User badge image
Thiago Freire

há 2 anos

User badge image
Thiago Freire

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta sobre os crimes de descaminho e contrabando: a. O crime de contrabando é formal. - Esta afirmação não é correta, pois o crime de contrabando é considerado um crime material, já que se consuma com a efetiva importação ou exportação de mercadorias proibidas. b. A alteração legislativa alterou a pena para ambos os delitos, impedindo a decretação de prisão preventiva e suspensão condicional do processo. - Essa afirmação não é precisa, pois a alteração não impede a decretação de prisão preventiva ou a suspensão condicional do processo. c. O Supremo Tribunal Federal e o Superior Tribunal de Justiça consolidaram entendimento de que se deve reconhecer aplicável o princípio da insignificância nos crimes de descaminho e contrabando. - Embora haja discussões sobre a aplicação do princípio da insignificância, não é uma posição consolidada para ambos os crimes. d. O Supremo Tribunal Federal, quanto ao crime de descaminho, julgou habeas corpus (218.961/SP) afirmando que, por se tratar de crime formal (que se consuma no momento da ausência de pagamento do tributo), não há necessidade do exaurimento do processo administrativo, sendo dispensável o auto de lançamento e, por consequência, a aplicação da Súmula 24 para tipificação do crime de descaminho. - Esta alternativa está correta, pois o STF realmente decidiu que o crime de descaminho é formal e não exige o exaurimento do processo administrativo. e. O crime de descaminho consiste na ilusão de impostos de mercadoria proibida, enquanto o crime de contrabando refere-se ao fato de importar e exportar mercadorias proibidas. - Esta definição não está correta, pois o descaminho se refere à importação de mercadorias sem o pagamento dos tributos devidos, enquanto o contrabando envolve a importação ou exportação de mercadorias proibidas. Portanto, a alternativa correta é: d. O Supremo Tribunal Federal, quanto ao crime de descaminho, julgou habeas corpus (218.961/SP) afirmando que, por se tratar de crime formal (que se consuma no momento da ausência de pagamento do tributo), não há necessidade do exaurimento do processo administrativo, sendo dispensável o auto de lançamento e, por consequência, a aplicação da Súmula 24 para tipificação do crime de descaminho.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra D. O Supremo Tribunal Federal, quanto ao crime de descaminho, julgou habeas corpus (218.961/SP) afirmando que, por se tratar de crime formal (que se consuma no momento da ausência de pagamento do tributo), não há necessidade do exaurimento do processo administrativo, sendo dispensável o auto de lançamento e, por consequência, a aplicação da Súmula 24 para tipificação do crime de descaminho.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina