Buscar

Leia o texto para responder à questão. Grupo quer criar cooperativa de catadores de pelo Catadores de pelo de cachorro. É a mais nova modalidade ...

Leia o texto para responder à questão.

Grupo quer criar cooperativa de catadores de pelo

Catadores de pelo de cachorro. É a mais nova modalidade de cooperativa de reciclagem, que pretende recolher o material da tosa em pet shops* e transformá-lo em roupas de animais.

O projeto de transformar pelo de poodle em tecido começou em uma escola do Senai em 2008 e ganhou legitimidade após pesquisa na USP demonstrar que o material é similar ao da lã de carneiro e pode passar pelo processo de fiação.

“Um leigo não conseguiria diferenciar um do outro”, diz Renato Lobo, que realizou o estudo com pelo de poodle em seu mestrado. Segundo ele, há similaridade entre os dois em relação à maciez, tingibilidade (capacidade de receber corante), alongamento, absorção de líquido e isolamento térmico.

Do ponto de vista técnico, Lobo explica que a única diferença entre o pelo do poodle e a lã do carneiro é o comprimento da fibra — mais curta no primeiro. Mas essa diferença não altera o processo de fiação, porque há um maquinário próprio para fibras mais curtas.

Agora, a proposta é montar uma cooperativa de catadores de pelo seguindo o mesmo modelo das que hoje reciclam latinhas e papelão. Lobo diz que há negociações com três dessas cooperativas para possível parceria.

Hoje, o pelo é descartado no lixo pelos pet shops. A ideia é que, após a coleta, limpeza e fiação, ele vire roupinhas para animais que serão vendidas também nas lojas. “Estamos em contato com ONGs que produzem essas roupas para animais de estimação para apresentar o tecido feito de pelo.”

“A procura por roupas de animais é grande, principalmente no

O projeto de transformar pelo de poodle em tecido começou em uma escola do Senai em 2008.
O pelo de poodle é similar ao da lã de carneiro em relação à maciez, tingibilidade, alongamento, absorção de líquido e isolamento térmico.
A única diferença entre o pelo de poodle e a lã do carneiro é o comprimento da fibra.
A proposta é montar uma cooperativa de catadores de pelo seguindo o mesmo modelo das que hoje reciclam latinhas e papelão.

Essa pergunta também está no material:

Língua Portuguesa - 200 Questões Com respostas
312 pág.

Português Universidade Cidade de São PauloUniversidade Cidade de São Paulo

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Qual é a proposta do grupo mencionado no texto? Resposta: A proposta do grupo é criar uma cooperativa de catadores de pelo de cachorro, recolhendo o material da tosa em pet shops e transformando-o em roupas para animais, seguindo o modelo das cooperativas que reciclam latinhas e papelão.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais