Buscar

As normas de concordância verbal encontram-se plenamente observadas na frase: a) Entre os muitos idiomas de que o autor se confessou ignorante es...

As normas de concordância verbal encontram-se plenamente observadas na frase:


a) Entre os muitos idiomas de que o autor se confessou ignorante estava o italiano, mas acabaram por lhe parecer inteligíveis as palavras ditas pelo borracheiro.
b) É comum que, ao longo de uma viagem, a condição adversa das estradas descuidadas venham a desgastar os pneus de um carro já periclitante.
c) Não ocorreram aos jovens viajantes que aquele emaranhado de estradas fronteiriças poderiam ser esclarecidas com um detalhado mapa daquela região.
d) Não é incomum que se atribuam a palavras ditas inocentemente um sentido filosófico inteiramente fora do alcance e da previsão de quem as proferiram.
e) Muita gente gostaria de se aventurarem pelas estradas europeias, ainda que num carrinho periclitante e sem conhecimento das línguas que se fala nos diferentes países.

Essa pergunta também está no material:

Língua Portuguesa - 200 Questões Com respostas
312 pág.

Português Universidade Cidade de São PauloUniversidade Cidade de São Paulo

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa que apresenta a concordância verbal correta é a letra A: "Entre os muitos idiomas de que o autor se confessou ignorante estava o italiano, mas acabaram por lhe parecer inteligíveis as palavras ditas pelo borracheiro." Nessa frase, o verbo "estar" concorda com o sujeito "o italiano", que está no singular. Além disso, o verbo "parecer" concorda com o sujeito "as palavras", que está no plural.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais